Caminhada

Inscrições encerradas

Os sindicatos ASSUFOP, SINASEFE e ADUFOP, juntamente com o Comitê Central de Mobilização, farão a Caminhada da Resistência no próximo domingo (20/05). A proposta é unir os associados e a comunidade para caminhar sobre a Serra do Veloso, um sítio arqueológico que fica no bairro São Cristóvão, em Ouro Preto. Um lugar de fácil acesso, com extensão de 7 km, rico em belezas naturais e que ilustra com exatidão o cenário geográfico e histórico da extração de ouro no município.

O nome ” Caminhada da Resistência” faz referência ao duro período vivido pelos trabalhadores brasileiros, um momento de desmonte absoluto dos direitos conquistados com muita luta, coragem e perseverança. Também é uma alusão aos 130 anos da “abolição” da escravidão. Sabe-se que a população negra brasileira, apesar desses anos, continua a conviver com a desigualdade catastrófica, o racismo e a violência implacável contra, sobretudo, os mais jovens. Além disso é preciso de muita luta para erradicar o trabalho escravo que ainda existe no Brasil.

Trajeto: Os participantes devem estar até às 8h no Terminal Turístico do bairro São Cristóvão para o inicio da caminhada. Em seguida os participantes subirão a pedra do amolar, passarão pela crista da serra do Veloso e irão descer para a Mina du Veloso. Totalizando 7km de caminhada.

Caso chova, a caminhada será cancelada imediatamente.

Confira mais informações do evento: