Comitê Central de Mobilização se reúne para discutir habitação em Ouro Preto

Veja o relatório

O Comitê Central de Mobilização se reuniu na manhã desta terça-feira (12) na sede do SINDSFOP OURO PRETO para pensar, articular e planejar as ações para o Seminário sobre Moradia em Ouro Preto. Presidente do ASSUFOP, Sérgio Neves, participou da conversa e contou aos outros sindicatos parceiros os trabalhos da entidade. Veja o relatório:

Relatório da Reunião do Comitê Central de Mobilização.

Data: 12/06

Entidades presentes – SINDSFOP, ASSUFOP, ADUFOP, Ocupação Chico Rei, SINASEFE IFMG

 

  • Mauro iniciou a reunião lembrando os encaminhamentos da última e reforçou os detalhes sobre a reunião com o promotor Dr. Domingos, ocorrida na semana passada.

 

  •  Por conta de umas pendencias não resolvidas como a não confirmação dos palestrantes, o seminário não será mais no dia 16/06, e sim nos dias 28 e 29 de novembro, na sede do SINDSFOP.

 

Uma proposta colocada na reunião foi a produção Comitê uma carta aberta exigindo da prefeitura a realização do novo plano diretor de Ouro Preto. Outro ponto seria a organização de audiências públicas sobre o tema, colocando em discussão ocupações, invasões, áreas de risco e problemas existentes no ramo da moradia para, assim, preparar para o seminário.

  • André Mayer ressaltou que a audiência pública tem de envolver o poder público com os movimentos sociais. André fez uma reflexão se realmente dá pra fazer alguma coisa esse ano, ano eleitoral, no qual a população, infelizmente, está de olho apenas nas eleições. Ele lembrou que a narrativa politica tem nos mostrado que nos meses seguintes da eleição a classe trabalhadora tem seus direitos atacados.

Encaminhamentos

– Seminário de Habitação nos dias 28 e 29 de novembro, à noite, na sede do SINDSFOP

 

– Criação de audiências públicas na Câmara sobre o problema de habitação no município de Ouro Preto na próxima terça-feira. ( Comissão responsável para articular tais audiências – Sérgio, Mauro e Kuruzu).

 

– Criação em 15 dias de uma carta aberta ao povo de Ouro Preto reivindicando a elaboração de um novo plano diretor para a cidade. Responsáveis: Mauro, Kuruzu e Roberto. Plano este que deverá conter os anseios da população ouropretana. Tal carta será apresentada na próxima reunião do Comitê – 26/06, 10h, no ASSUFOP.

 

– Fortalecer a articulação sobre moradia nas instâncias de poder de decisão da cidade – conselhos, câmara, prefeitura, secretarias, sociedade.

 

  • Criação de um plano de mobilização para o dia 10 de agosto: Dia Nacional de Luta com paralisação. Esse dia está sendo convocado pelas Centrais Sindicais. André, representante do SINASEFE IFMG e César estão encarregados de pensar e produzir uma proposta de luta e apresentar na reunião do Comitê para crivo dos demais.

 

Informes de Base

 

ASSUFOP – Tem assembleia no dia 19/06, as 14h, no Centro de Convergência para decidir sobre a paralisação nacional do dia 20. Neste fim de semana, três delegados da entidade participam da Plenária Nacional da Fasubra.

 

ADUFOP – Assembleia na próxima quinta-feira (14), 9h30, no auditório do ICEB – campus Ouro Preto. Pauta: apresentação da nova diretoria da entidade; propostas da nova direção para a luta e outros assuntos.

 

SINASEFE IFMG – Ricardo informou sobre os trabalhos da comissão da dívida pública e levantou a problemática por trás do Nióbio. Falou sobre o dinheiro que o estado de Minas perde ao entregar este produto para a iniciativa privada e lembrou como é importante levar esse debate para o povo e sublinhar o assalto que as empresas privadas cometem em Minas Gerais, com aval do poder público.

 

Próxima reunião

Dia 26/06 | terça-feira | ASSUFOP | 10h

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *