#30M | Ouro Preto e Mariana: multidão manifesta em defesa da educação e contra a reforma da previdência

O dia 30 de maio em Ouro Preto contou com cerca de 4 mil pessoas que marcharam sobre as ruas da histórica da cidade em protesto contra os cortes na educação pública, em especial no IFMG e na UFOP, além de defender as aposentadorias – sob ameaça com a proposta da reforma da previdência do governo federal. Em Mariana, cerca de 3 mil pessoas, entre estudantes, técnico-administrativos e professores foram às ruas lutar contra o desmonte absoluto da educação empenhado pelo governo Bolsonaro.

Os sindicatos ADUFOP, ASSUFOP, SINASEFE-IFMG, SIND-ute, SINDSFOP, o DCE-UFOP e o Grêmio IFMG se juntaram novamente e lutaram pela EDUCAÇÃO PÚBLICA, DE QUALIDADE E CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA!

No dia 15 de maio, mais de 222 cidades registraram protestos contra os cortes na educação. Houve diferentes formas de manifestações: aulas públicas, cartazes, performances e passeatas. Estudantes, professores e técnicos-administrativos foram às ruas contra os retrocessos na educação, contra o desmonte da previdência, contra o sucateamento do setor público.

A ação conjunta e nacional do movimento estudantil e sindical foi motivada, dentre os diversos ataques à educação e aos direitos sociais implementados pelo governo Bolsonaro, após o corte de 30% das verbas de custeio das universidades e institutos federais (orçamento destinado a pagar terceirizados, material de escritório e laboratório, conta de água e luz etc), do bloqueio de diversas bolsas de pesquisa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do corte de 47% das verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) (2,5 bilhões), que são destinadas pela União aos estados e municípios para custearem a educação nos níveis fundamental e médio.

Com esses cortes, a UFOP e o IFMG poderão interromper suas atividades neste ano. Juntem-se a nós! Somente organizados podemos mudar essa realidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *