7ª reunião do CONEC discute Resolução que utiliza carga horária de estágios para curricularização da extensão

Na última terça-feira (15), o Conselho de Extensão e Cultura da UFOP (CONEC) realizou sua 7ª reunião que discutiu, entre outros assuntos, a minuta de Resolução sobre normas e critérios para utilização de carga horária de estágios para curricularização da extensão universitária na UFOP. Em outras palavras, a proposta de Resolução cria a possibilidade de transformar estágios não-obrigatórios em projetos de extensão com o intuito para dar conta da curricularização da Extensão na UFOP –  processo de inclusão de atividades de extensão no currículo dos cursos, considerando a indissociabilidade do ensino e da pesquisa.

O diretor do ASSUFOP e membro do CONEC, Du Evangelista, destacou a importância de que a UFOP cumpra com a curricularização sem improvisos e se posicionou contrariamente à transformação de estágios não-obrigatórios em projetos de extensão. “Eu acho muito ruim essa situação porque estágio é estágio, extensão é extensão. O que eu sinto nessa história é tentar resolver um problema, que é a curricularização, (…) e arruma um jeito para facilitar esse processo, ao invés de fazê-lo na íntegra. Desse jeito, o estágio começa a ter nuances de extensão”, afirmou.

Embora a posição contrária do Diretor do ASSUFOP, a minuta Resolução foi aprovada pelo Conselho de Extensão e Cultura da UFOP. Na mesma reunião, o diretor do ASSUFOP também sublinhou a importância que haja uma capacitação dos membros dos Conselhos Superiores, em especial aos técnico-administrativos, para que estes estejam preparados para lidar com a dinâmica exigida pelos órgãos representativos da UFOP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *