Reconhecimento entregue pelos vereadores Chiquinho de Assis e Geraldo Mendes considerou os 35 anos da entidade e o filme documentário sobre a história do Sindicato.
O Sindicato ASSUFOP recebeu nesta terça-feira (06) a moção de aplauso da Câmara Municipal de Ouro Preto pelos seus 35 anos de história e luta. O prêmio foi entregue aos diretores e representantes da entidade, Sérgio Neves, Gemírson dos Reis e Thiago Caldeira, pelas mãos dos vereadores Chiquinho de Assis e Geraldo Mendes, responsáveis pela indicação do Sindicato à moção.
Durante a cerimônia de premiação, os vereadores destacaram o filme documentário Entre Lutas e Conquistas lançado neste ano pelo Sindicato ASSUFOP em comemoração aos 35 anos. O filme narra sob a ótica dos ex-presidentes a história da entidade, desde sua fundação em 1986 até os embates da atualidade.
O vereador Geraldo Mendes sublinhou o valor da preservação dessa história de luta e tê-la como referência para os embates que virão. “Poder colher os depoimentos de todos os ex-presidentes foi importantíssimo para ver como se fez o sindicato e como ele se adequou à mudança ao longo dos anos. Hoje tivemos a infeliz notícia que o presidente eleito está querendo acabar com o Ministério do Trabalho. Por isso os sindicatos terão neste momento um papel fundamental na luta contra o desmonte dos direitos da classe trabalhadora”, afirmou.
Chiquinho de Assis, vereador que também indicou o Sindicato ao prêmio, sublinhou o apoio da entidade enquanto era estudante da UFOP. “Estivemos na sede do Sindicato no lançamento do filme. Destaco que se trata de um sindicato de luta e eu, ex-aluno da UFOP, sei da importância dessa luta para toda política estudantil, inclusive desta Universidade, pois era no ASSUFOP que nós buscávamos apoio. Já ocupei, enquanto presidente do Centro Acadêmico, a sede da reitoria da UFOP e a entidade esteve sempre ao nosso lado, nos apoiando. Estávamos juntos lutando por dias melhores. Dias esses que ocorreram. A UFOP cresceu, vide o número de cursos que têm e a oportunidade de estudo aos ouropretanos”.
O presidente do ASSUFOP, Sérgio Neves, agradeceu os vereadores e o público presente pela moção de aplauso e firmou o compromisso de a entidade atuar em defesa dos direitos dos trabalhadores, contra o desmonte do ensino público, gratuito e de qualidade. “Diante da conjuntura política difícil que se aponta no país, é revigorante receber, em nome do ASSUFOP, essa moção da casa representativa dos ouropretanos. Nos dá fôlego para as difíceis lutas que estão por vir contra a retirada de direitos, em defesa do caráter público da Universidade. Portanto, vamos continuar firmes e contaremos com o apoio da população de Ouro Preto que traz seu histórico de mobilização e engajamento pela liberdade, pela dignidade e por uma realidade melhor e menos opressora”.
Confira a fala do presidente do ASSUFOP, Sérgio Neves, e dos vereadores, Chiquinho de ASSIS e Geraldo Mendes, durante a entrega da moção de aplauso da Câmara ao Sindicato:
ASSUFOP recebe moção de aplauso
Confira a fala do presidente do ASSUFOP, Sérgio Neves, e dos vereadores, Chiquinho de ASSIS e Geraldo Mendes, durante a entrega da moção de aplauso da Câmara ao Sindicato.
Posted by Assufop on Wednesday, November 7, 2018
Veja abaixo o documentário Sindicato ASSUFOP: Entre Lutas e Conquistas lançado em setembro deste ano: