Assembleia aprova calendário de lutas e nova assembleia no dia 23 para discutir possibilidade de greve

A assembleia virtual geral do Sindicato ASSUFOP ocorrida na manhã desta segunda-feira contou com a participação de 164 pessoas. A pauta foi composta pelos seguintes pontos: Informes; Análise de conjuntura, campanha salarial e calendário de lutas (participação do diretor de Políticas Sociais da FASUBRA, Herivelton Ferraz); Plano Bradesco Dental e Teletrabalho na UFOP.

O convidado pela diretoria, Herivelton Ferraz, fez uma análise de conjuntura e elencou as mobilizações dos servidores públicos federais para forçar o governo que negocie a reposição salarial das categorias. No dia 18 de janeiro, as entidades representativas dos servidores  protocolaram ofício com a reivindicação de reposição salarial de 19,99%, correspondente apenas às perdas inflacionárias nos três anos de governo Bolsonaro. No caso dos trabalhadores técnico-administrativos em educação, são 6 anos de congelamento, sem nenhum reajuste inflacionário. Erivelton reforçou que o governo tem até o dia 4 de abril para atender as reivindicações das entidades representativas por conta da legislação eleitoral que proíbe qualquer tipo de recomposição salarial a partir desta data.

O calendário de luta do FONASEFE (Fórum Nacional dos Servidores Federais) conta com uma mobilização no dia 16/03, no quais servidores de todo país realizarão um ultimato ao Governo Federal. Caso não haja negociação, as categorias podem deflagrar o movimento paredista no dia 23 até o dia 30 de abril.

Deliberações

  • A maioria dos presentes aprovou a inclusão dos TAEs da UFOP no calendário de lutas do FONASEFE e deliberou pela participação de representantes do ASSUFOP no ato “Reajuste Já”, que ocorrerá em Brasília-DF, no dia 16/03, às 9h, na tenda Espaço do Servidor (Esplanada dos Ministérios). O diretor Du Evangelista e os sindicalizados Lourival Nunes e Vicente Cândido representarão o Sindicato na manifestação.Os servidores aprovaram também a realização de uma nova assembleia, no dia 23/03, com ponto de pauta “Discussão e deliberação sobre greve a partir do dia 25/03 até o dia 31/03 pela recomposição salarial”.
  • A assembleia aprovou também o credenciamento do Sindicato à Rede UNA do Bradesco Dental que oferece mais serviços odontológicos aos usuários.
  • Os presentes aprovaram também a Nota Pública do Sindicato ASSUFOP em resposta à manifestação da Associação dos Docentes da UFOP – ADUFOP, sobre a regulamentação do teletrabalho dos técnicos administrativo em educação.
  • Em relação à Minuta do Teletrabalho, os servidores aprovaram a inclusão do aumento do tempo para convocação para o trabalho presencial de 24h para 48h, bem como a obrigatoriedade do diretor da unidade consultar o TAE antes de aprovar a adesão ou não do servidor a esta modalidade laboral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *