ASSUFOP marca presença no ato em defesa dos Institutos Federais e Universidades públicas


Nesta quinta-feira, 9 de maio, membros do Comando Local de Greve da ASSUFOP e TAE’s da UFOP em greve participaram ativamente do ato em defesa dos Institutos Federais e Universidades Públicas. O evento, inserido nas atividades da greve da educação federal, foi convocado nacionalmente e realizado em conjunto com os Comandos de Greve do SINASEFE Nacional, ANDES-SN e Fasubra, contando também com a presença da Fenet e da UNE.


A manifestação ocorreu na Praça Tiradentes, em Ouro Preto, e contou com a adesão das entidades ASSUFOP, ADUFOP e SINASEFE, representando os técnico-administrativos e os docentes da UFOP e do IFMG, ambos em greve. Também participaram estudantes da graduação, representados pelo DCE-UFOP, e da pós-graduação, representados pela APG (Associação dos Pós-graduandos da UFOP). O evento foi marcado por uma variedade de atividades, incluindo a distribuição de panfletos informativos, exposições sobre a crítica situação financeira das instituições públicas federais de ensino, discursos engajados e a exibição de cartazes e faixas exigindo a recomposição do orçamento das instituições e a valorização dos servidores.


A greve dos técnico-administrativos da UFOP está alinhada com o movimento nacional dos servidores públicos federais da educação. Mais de 520 unidades da Rede Federal (IFs), em 26 estados do país, estão paralisadas. Mais de 40 universidades estão 100% em greve. As entidades sindicais representativas a nível nacional, como SINASEFE, FASUBRA e ANDES-SN, permanecem unidas, pressionando o governo e o Congresso Nacional para que atendam às reivindicações da categoria. Confira abaixo a fala do presidente do Sindicato ASSUFOP, Gabriel Souza:

Nesta semana, as entidades estão intensificando as ações para que o governo marque uma nova mesa de negociação com os servidores e apresente uma proposta justa. Entre as demandas estão a recomposição salarial, a reestruturação das carreiras, a recomposição do orçamento das Instituições Federais de Ensino e o revogaço.


A presença conjunta das entidades, tanto do ASSUFOP quanto de outras organizações representativas, evidenciou a união em torno das demandas essenciais para a manutenção da qualidade e da excelência do ensino público no Brasil.

O Sindicato ASSUFOP reitera seu compromisso inabalável com a defesa dos direitos dos trabalhadores da educação e com a luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade para todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *