Com chapa única, TAEs da UFOP votaram na nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da entidade para o biênio 2019-2021.
Foram 274 técnico-administrativos da UFOP, associados ao ASSUFOP, que participaram das eleições desta quarta-feira (7) para nova Diretoria e Conselho Fiscal do Sindicato, gestão 2019-2021. O número de votantes representa 24,6% da base da entidade, composta por 1.115 associados. O processo eleitoral ocorreu simultaneamente em Ouro Preto (campus Morro do Cruzeiro e Sede ASSUFOP); Mariana (ICSA e ICHS), João Monlevade (ICEA) e Belo Horizonte (Escritório da UFOP).
Do total dos 274 trabalhadores que participaram, 248 votaram na chapa Consciência e Luta, ou seja, 90,5% dos votos. Foram três votos nulos e 23 votos em branco. Para Conselho Fiscal, a colocação e o número de votos, respectivamente, ficaram da seguinte maneira: 1º Adilson Raimundo Ribeiro com 238 votos; 2º Betânia dos Anjos do Carmo com 207 votos; 3º José Henrique Rodrigues com 192 votos. Vale lembrar que o Conselho Fiscal é composto por três pessoas, dessa forma, todos os inscritos foram eleitos para as vagas.
Para o presidente da Comissão Eleitoral, Fernando Borges Campos, a participação da categoria nas Eleições foi baixa.
“Apareceu pouca gente para votar. Devia ter aparecido mais pessoas já que não estamos em greve. No entanto, todas as vezes que temos uma chapa só concorrendo o resultado tende a ser esse. Há coisas que chamam atenção, por exemplo, em João Monlevade que têm 13 associados ao sindicato, mas só três votaram. Fora isso, a eleição ocorreu sem problemas. Duas urnas no Morro do Cruzeiro, uma no Sindicato e mais quatro urnas volantes”, afirmou.
Sérgio Neves, presidente do ASSUFOP reeleito justifica a baixa participação dos TAEs por conta das férias na UFOP e sublinha os desafios para a Diretoria gestão 2019-2021.
“Minha avaliação é positiva, levando em conta o movimento que estamos vivendo de dificuldade da luta sindical e a UFOP de férias. Cabe ressaltar que muitos associados estão de férias e não puderam votar. A participação foi razoável. O trabalhado da comissão foi muito bom, nossa chapa foi muito bem constituída e tivemos pouco mais de 90% dos votos. A avaliação é boa, agradeço todos os 248 votos e vamos trabalhar para resistir e melhorar a situação do Sindicato e dos trabalhadores que fazem parte. Os desafios são grandes, é claro. Primeiramente, queremos buscar mais participação dos técnicos nas lutas que a gente tem pela frente, como a defesa da Universidade tão atacada pelo governo autoritário de Bolsonaro e a defesa dos diretos dos associados. Também ampliar a formação política do nosso pessoal e alertá-los sobre o atual período que estamos vivendo”, ressaltou.
Os novos diretores eleitos para a Diretoria Executiva ASSUFOP Gestão 2019-2021 são:
Presidente: Sérgio Geraldo Neves; Vice-presidente: Felipe Martins; 1º Secretário: Gemírson dos Reis; 2º Secretário: Lourival Nunes; 1º Tesoureiro: Hygor Mezadri; 2º Tesoureiro: Marco Antônio do Nascimento; Dir. Sindical: Aguinaldo ; Suplente: Vicente de Paula Cândido; Dir. de Assistência: Luciana Santos; Suplente: Tatiana Hundrel; Dir. de Imprensa e Divulgação: Vinícius de Souza; Suplente: Irisa Seabra dos Anjos; Dir. de Cultura e Esporte: Marcelo Andrade; Suplente: Márcio Andrade.
Confira abaixo o resultado completo das eleições: