Plenária Nacional da Fasubra | Nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, em Brasília-DF, três observadores do ASSUFOP participaram da Plenária da Fasubra. Lourival Nunes, Tatiana Hundrel e Vicente Cândido representaram o Sindicato no encontro. Veja como foi:
Primeiro dia:
A Plenária Nacional comemorativa dos 40 anos da FASUBRA Sindical teve início com a mesa de abertura os coordenadores Rosângela Costa, José Maria Castro, Toninho, Mariane de Siqueira, Lucimara da Cruz e José Rebouças.
Na pauta estão estratégias para enfrentar os ataques do governo eleito à Educação Pública, avaliação de conjuntura nacional e internacional, informes de base e encaminhamentos.
Os 40 anos que a entidade completa no próximo dia 19 de dezembro foi um dos principais assuntos da plenária na parte da manhã. Os coordenadores fizeram uma retrospetiva das lutas e das principais conquistas durante o período.
Segundo dia:
O segundo dia da Plenária Nacional iniciou com os informes de base. Os delegados falaram sobre as ações promovidas recentemente, as pautas internas das Universidades e as principais lutas dos técnico-administrativos, como a retirada das 30 horas, o ponto eletrônico, o problema da insalubridade, a mordaça na Educação, entre outras questões.
Terceiro e último dia:
No terceiro e último dia da Plenária Nacional Comemorativa dos 40 anos, coordenadores e delegados votaram e aprovaram o calendário e plano de lutas dos próximos meses e os encaminhamentos. O evento, realizado durante três dias na Faculdade de Ciências da Saúde da
Universidade de Brasília (UnB), foi um sucesso e contou com a participação de mais de 160 pessoas.
Os técnico-administrativos inscritos ainda deram continuidade a análise de conjuntura política e destacaram a necessidade de mobilização permanente da categoria em defesa da Educação e das Universidades Públicas.
Um vídeo institucional em homenagem aos 40 anos, com depoimentos de ex-coordenadores gerais da FASUBRA, foi apresentado à plenária. O vídeo fala sobre o desenvolvimento da entidade, as principais lutas e conquistas da categoria. Houve também uma intervenção artística com a exibição de músicas que marcaram o movimento sindical ao longo dos anos.