Comissão Eleitoral deu posse aos novos diretores e conselheiros fiscais nessa sexta-feira (23), na sede do ASSUFOP.
Na noite dessa sexta-feira (23) 14 diretores e três conselheiros fiscais tomaram posse para conduzir o Sindicato ASSUFOP durante o biênio 2019-21. A cerimônia de posse contou com a presença de técnico-administrativos da UFOP, ativos e aposentados, que puderam votar na chapa Consciência e Luta para Direção Executiva bem como em três membros do Conselho Fiscal. Participaram do evento, além dos trabalhadores eleitos, a reitora da UFOP, profª. Cláudia Marliére; o prefeito de Ouro Preto, Júlio Pimenta, bem como representantes de outros sindicatos e movimentos sociais da região dos Inconfidentes.
O presidente da Comissão Eleitoral, Fernando Abecê, conduziu os trabalhos destacando a normalidade da eleição e a participação dos sindicalizados. Fernando sublinhou a participação de suma importância dos trabalhadores que voluntariamente conduziram a Comissão Eleitoral.
Foram 274 técnico-administrativos da UFOP, associados ao ASSUFOP, que participaram das eleições. O número de votantes representa 24,6% da base da entidade, composta por 1.115 associados. O processo eleitoral ocorreu simultaneamente em Ouro Preto (campus Morro do Cruzeiro e Sede ASSUFOP); Mariana (ICSA e ICHS), João Monlevade (ICEA) e Belo Horizonte (Escritório da UFOP).
Durante a posse, a reitora da UFOP Cláudia Marliére reforçou a postura de coragem dos novos diretores que assumem a coordenação do Sindicato, sublinhou o grave período que a educação e o serviço público enfrenta e destacou os 50 anos da UFOP comemorado no dia 21 de agosto. “Vivemos um período no qual a educação pública, gratuita e de qualidade é constantemente atacada. Devemos resistir e avançar em defesa da Universidade Federal de Ouro Preto e de seus trabalhadores e estudantes”, afirmou.
O prefeito de Ouro Preto, Júlio Pimenta, agradeceu o convite em participar da cerimônia e firmou o apoio da Prefeitura para com o Sindicato ASSUFOP. “Acompanho as ações de luta do ASSUFOP e posso garantir o apoio da Prefeitura de Ouro Preto. Uma entidade combativa que enriquece nossa cidade. Parabenizo todos os diretores que foram eleitos para representar a luta nesse difícil período que os trabalhadores vivem em nosso país”, declarou.
Sérgio Geraldo Neves, reempossado como presidente do ASSUFOP, fez uso da palavra agradecendo todos os TAEs da UFOP que compõem o Sindicato e fortalecem a entidade, em especial as 248 pessoas que votaram na chapa Consciência e Luta, pela confiança e participação. Sérgio agradeceu também a presença da reitora Cláudia, do prefeito Júlio Pimenta e destacou os trabalhos imprescindíveis realizados pela Comissão Eleitoral na figura de seu presidente, Fernando Abecê.
Em seu discurso de posse, Sérgio falou sobre a conjuntura quase catastrófica para os trabalhadores e para a Universidade Pública e aclamou a urgência da base do ASSUFOP se unir para combater o que está posto pelo governo Bolsonaro, isto é, a clara destruição dos direitos em detrimento do lucro desenfreado de uma elite nacional atrasada e rancorosa. Um governo que não dialoga, não escuta e muito menos negocia. “Em todos os anos que estive participando dos movimentos de luta pela universidade, eu nunca vi um período tão nefasto de ataque aos direitos que conquistamos, ao bem público e às universidades. O MEC está dizimando todo ensino federal propositalmente. O governo elencou os servidores públicos e sindicatos como inimigos deste país e não mede esforços para dizimar nossa atividade. Por isso mesmo, nosso desafio nessa gestão será aglutinar nossa base para mobilizar e derrotar todas as medidas fascistas, antipovo desse governo privatista e de extrema direita. Quero aqui reforçar a postura de coragem dos novos diretores do ASSUFOP que, juntos, vão trabalhar em defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade”, apontou. Na ocasião, Sérgio também agradeceu os esforços dos trabalhadores do ASSUFOP, responsáveis pelo funcionamento diário da entidade.
Cada diretor do Sindicato ASSUFOP assinou o termo de posse e recebeu o certificado elaborado pela Comissão Eleitoral. Os diretores Lourival Nunes;Irisa Seabra; Marco Antônio e o conselheiro José Henrique Rodrigues não puderam comparecer à posse e, portanto, foram representados via procuração por César Diab; Germírson dos Reis e Lúcia Honorato, respectivamente. A nova diretoria obedece, dessa forma, a seguinte disposição dos cargos:
Presidente: Sérgio Geraldo Neves; Vice-presidente: Felipe Martins; 1º Secretário: Gemírson dos Reis; 2º Secretário: Lourival Nunes; 1º Tesoureiro: Hygor Mezadri; 2º Tesoureiro: Marco Antônio do Nascimento; Dir. Sindical: Aguinaldo ; Suplente: Vicente de Paula Cândido; Dir. de Assistência: Luciana Santos; Suplente: Tatiana Hundrel; Dir. de Imprensa e Divulgação: Vinícius de Souza; Suplente: Irisa Seabra dos Anjos; Dir. de Cultura e Esporte: Marcelo Andrade; Suplente: Márcio Andrade.
Após a cerimônia, público presente pôde aproveitar a apresentação da dupla Edson e Nazareno e ainda desfrutar dos comes e bebes do coquetel comemorativo de posse.
Confira a galeria de fotos da Cerimônia de Posse do ASSUFOP: