Criado em 2009, o Comitê de Mediação e Humanização nas Relações de Trabalho (COMHUR) existe para mediar situações conflituosas e promover ações a fim de coibir e prevenir abusos de autoridade e desrespeito aos direitos individuais nas relações de trabalho na UFOP. O Comitê voltou às atividades nesta terça-feira (12) após quase quatro anos de inatividade. O Sindicato ASSUFOP está representado no Comitê pela diretora Tatiana Hundrel.
Para Tatiana, o retorno do Comitê traz esperança ao servidor que é alvo de abusos nas relações de trabalho. “Há uma necessidade de mediação de conflito no ambiente labora que, infelizmente, tem crescido nos últimos anos. Mesmo que a ação administrativa não seja da ossada do COMHUR, o órgão cumpre bem o seu papel de acolher o trabalhador que se vê numa situação vexatória, de perseguição”.
A reunião desta terça-feira tratou de pensar os rumos do Comitê para este ano, bem como esclarecer aos novos membros como funciona o órgão.
Todo trabalhador que se sentir numa situação de conflito no ambiente laboral pode entrar em contato pelo e mail comhur@ufop.br. Para garantir a isenção e a imparcialidade de suas ações, o COMHUR não é vinculado à estrutura administrativa da Universidade.