Após anos de salários congelados, Senado aprova MP que, em maio, reajustou salários de servidores 9%

O Senado aprovou a Medida Provisória (MP) que concedeu o reajuste salarial de 9% destinado aos servidores federais, bem como aos aposentados e pensionistas com direito à paridade. Este passo representa um momento marcante, considerando que os servidores técnicos-administrativos suportaram quase 8 anos sem qualquer atualização salarial.

Cabe lembrar que o reajuste retroativo está vigorando desde o início de maio de 2023 e as remunerações revistas foram implementadas a partir de junho. A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) desempenhou o papel de relatora na comissão mista que analisou a medida.

Campanha Salarial 2024:

O Fonasefe (Fórum Nacional das Entidades dos Servidores Públicos Federais) solicitou que o governo apresente e formalize a contraproposta das reivindicações com impactos orçamentários, como a recomposição salarial e equiparação dos benefícios assistenciais, até esta quinta-feira (24). Com objetivo de garantir o funcionamento democrático da negociação, foi solicitado uma reunião no dia 28 de agosto. O encontro teria o objetivo de apresentar a resposta da bancada sindical sobre o que for apresentado pelo governo. Caso não seja consolidado o acordo nessa reunião, as entidades sindicais solicitaram também que haja uma reunião de apresentação de uma segunda contraproposta do governo às reivindicações econômicas dos servidores públicos federais até o dia 30 de agosto.

Na próxima semana ocorrerá a Jornada de Luta pela recomposição salarial 2024. Para intensificar a pressão sobre o governo, o dia 30 será marcado por um atos em todo país, com grande mobilização em Brasíllia, tendo em vista que o prazo limite para a entrega da PLOA é dia 31 de agosto.

Com informações do @fonasefe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *