Após reivindicação do ASSUFOP, vigilantes conseguem alterar jornada de trabalho

Registro da reunião que ocorreu em agosto de 2022 entre diretoria do ASSUFOP, vigilantes e PROGEP

A PROGEP acatou a solicitação do Sindicato ASSUFOP e alterou jornada de trabalho dos TAE’s que atuam na vigilância da UFOP. A mudança é de interesse dos trabalhadores que enfrentavam uma longa jornada noturna de até 4 dias consecutivos. A alteração foi publicada pela PROGEP no dia 21/12/2022, mas a nova jornada entrou em vigor a partir da última quarta-feira (1/03/2023). A decisão terá validade por seis meses, quando será reavaliada pela PROGEP e chefia da segurança da Universidade.

Conforme o documento da Pró-Reitoria “O trabalho de vigilantes na UFOP já foi prestado em escalas de 12x12x60 horas. Em 2019 houve um entendimento da administração de que essa forma de prestação de serviço era equivocada do ponto de vista das previsões normativas. Desde então, os vigilantes passaram a fazer jornada regular de trabalho de 8h corridas com intervalo de refeição”.

Para o presidente do ASSUFOP, Gabriel Souza, a mudança é uma vitória importante para os vigilantes que estavam sufocados com uma jornada noturna longa e exaustiva frente à grande responsabilidade de preservar a estrutura patrimonial da Universidade.

“A mudança na jornada de trabalho dos vigilantes significa, em linhas gerais, um aumento da qualidade de vida do trabalhador, que terá o direito ao descanso respeitado, bem como uma melhoria na prestação do serviço de vigilância. O sindicato ASSUFOP segue atento e aberto para encaminhar as demandas dos nossos colegas”, afirmou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *