Nesta terça-feira (26/03), os times de Futsal masculino e feminino da UFOP embarcaram para a cidade de Monte Carmelo, onde competirão nos Jogos Universitários Mineiros (JUMs). Com o transporte liberado pelo Comando Local de Greve, os/as estudantes aproveitaram o momento para demonstrar seu apoio aos TAES em greve. Em uma foto tirada com uma das faixas de luta do movimento grevista, os/as jogadores/as mostraram sua solidariedade e compromisso com a causa dos/as trabalhadores/as.
Vale destacar que os times de futsal da UFOP, tanto masculino quanto feminino, possuem um histórico de conquistas, tendo sido campeões dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) em edições anteriores. Este ano, estão determinados a defender o título nos JUMs.
O Comando de Greve da UFOP agradece o gesto de apoio dos times de Futsal e parabeniza os/as estudantes pela iniciativa. Esse tipo de suporte é fundamental para fortalecer a luta dos TAES em busca de melhorias para a Universidade como um todo.
Sobre a greve: A UFOP está entre as 64 instituições de ensino superior do país, incluindo 59 universidades federais e 4 Institutos Federais, onde os técnicos-administrativos estão em greve por tempo indeterminado. O movimento tem como objetivo principal pressionar o governo federal por uma recomposição salarial dos servidores técnico-administrativos em educação para o ano de 2024, além da reestruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) e a recomposição orçamentária das universidades e institutos federais. O ANDES, sindicato que representa os docentes das universidades, aprovou o indicativo de greve da categoria para o dia 15/04. O SINASEFE, representantes dos TAEs e docentes dos Institutos Federais, deliberou pelo início da greve no dia 03/05.