Plebiscito popular: Ajude a mudar o Brasil votando contra a escala 6×1 e por uma tributação mais justa

Você pode votar no plebiscito popular por um Brasil mais justo e fortalecer a luta pelo fim da escala de trabalho 6×1 e por uma reforma tributária que isente pessoas com renda de até R$ 5.000 do Imposto de Renda.

Este plebiscito é uma iniciativa de diversas centrais sindicais e movimentos sociais para consultar a opinião da população brasileira. Quanto mais pessoas votarem, maior será a pressão para que o governo e o Congresso Nacional apoiem essas causas.

Por que acabar com a escala de trabalho 6×1 é bom para os trabalhadores?

A escala 6×1, em que o trabalhador tem apenas um dia de folga na semana, é um modelo considerado desgastante e que causa diversos problemas. O fim dessa escala e a adoção de jornadas de trabalho mais justas trariam benefícios como:

  • Melhora na saúde física e mental: A falta de tempo para o descanso adequado pode levar a problemas como estresse, esgotamento físico, ansiedade e depressão. Aumentar o tempo de repouso contribui para uma melhor qualidade de vida e bem-estar geral.
  • Mais tempo para a vida pessoal: Com mais folgas, os trabalhadores teriam mais oportunidades de passar tempo com a família e os amigos, praticar hobbies, cuidar da saúde e se dedicar a outras atividades que enriquecem a vida, o que é essencial para o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
  • Aumento da produtividade: Estudos mostram que trabalhadores que descansam mais são mais produtivos, criativos e engajados em suas funções. Isso porque o descanso recarrega a energia e melhora a concentração e o foco.

Como uma tributação mais justa melhora a sociedade?

Uma reforma tributária que tributa mais as pessoas com alta renda e isenta quem ganha menos é vista como um passo importante para a construção de uma sociedade mais igualitária. Essa medida traz benefícios como:

  • Redução da desigualdade social: No Brasil, os mais pobres pagam proporcionalmente mais impostos sobre o consumo (embutidos nos preços de produtos e serviços básicos). Ao taxar mais as grandes fortunas e rendas elevadas, o sistema se torna mais justo, equilibrando a balança social e distribuindo melhor a riqueza.
  • Fortalecimento dos serviços públicos: A arrecadação extra vinda da taxação sobre os mais ricos pode ser utilizada para financiar e melhorar serviços essenciais para a população, como saúde, educação e segurança pública. Isso beneficia a todos, especialmente os que mais dependem desses serviços.
  • Estímulo à economia: A isenção de imposto de renda para quem ganha até R$ 5.000 aumenta o poder de compra da maioria da população. Com mais dinheiro disponível, as famílias podem consumir mais, o que aquece a economia e gera mais empregos.

Tanto o fim da escala 6×1 quanto a reforma tributária são medidas que visam tornar a sociedade brasileira mais igualitária, melhorando a qualidade de vida de quem mais precisa e aumentando a arrecadação do Estado para que esse dinheiro seja utilizado para o bem-estar de toda a população.

Para votar, basta clicar aqui e preencher o formulário com suas informações.

Receba às notícias do Sindicato ASSUFOP por e-mail e/ou WhatsApp

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Rolar para cima