
A Universidade Federal de Ouro Preto, com o apoio do Sindicato ASSUFOP, inaugurou no campus Morro do Cruzeiro a exposição “Da Casa – Artes da UFOP”. O evento ocupa o espaço que antes sediava a agência do Banco Santander, ao lado do Restaurante Universitário.
A mostra conta com a colaboração de 20 artistas, todos eles servidores da UFOP, e apresenta obras em diversas linguagens artísticas, como pintura, fotografia, artesanato, esculturas e tricô.
Na inauguração, a vice-reitora Roberta Eliane Santos Froes reforçou que o objetivo da iniciativa é revelar o potencial de muitos servidores da universidade que, muitas vezes, fica oculto durante a vida acadêmica.

A Origem e a Curadoria
A equipe organizadora foi composta por Thiago Caldeira, Luna Recaldes, Eliane Silva, Hugo Guarilha e Lanê Mabel.
Thiago Caldeira conta que, embora a Coordenadoria de Cultura da UFOP já vislumbrasse o local como um espaço para exposições, a ideia que deu o ponta-pé inicial para a exposição veio da Técnica Administrativa em Educação (TAE) Lidiane Silva Maria, que sugeriu à Coordenadoria de Cultura expor as obras dos servidores em comemoração ao Dia do Servidor Público.
A curadoria, segundo Thiago, deu-se de maneira extremamente orgânica, por meio das indicações que os organizadores foram conseguindo entre os servidores da UFOP, que prontamente indicavam os talentos artísticos de seus colegas.

O Impacto nos Servidores
Cesar Raydan Dyab, TAE do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), que expôs suas fotografias na mostra, conta que foi convidado por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEX) e ficou extremamente feliz em ver suas obras expostas.
“Além da satisfação pessoal, senti um orgulho por ver meu trabalho, especialmente um conjunto de imagens que registra momentos de mobilização e luta social, ganhar espaço ao lado de produções tão diversas e sensíveis de outros membros da UFOP.”
Ivana Amorim, TAE da Precam, que expôs suas pinturas em aquarela, chama a atenção para como a exposição contribui muito para a integração dos servidores, principalmente após a pandemia, período no qual a convivência diária entre os colegas se perdeu.
“A exposição abre a possibilidade de uma integração de outros níveis que não só o do trabalho, mas sim de níveis mais amplos de cada pessoa.”
Iracilene Ferreira, TAE aposentada que expôs seus bordados, expressa sua alegria por ter sido indicada para compor a exposição. Para ela, a UFOP é cheia de servidores com muitas habilidades artísticas que, frequentemente, ficam apagadas no dia a dia. Iracilene também sugere que as exposições no espaço “Da Casa” continuem, dando a ideia de uma mostra das antigas fotografias da UFOP para valorizar a história da universidade.

Um Apelo por Políticas Culturais
Lanê Mabel, que fez parte da organização e curadoria e também expôs sua fotografia, faz um apelo à gestão da universidade. Ela solicita que o incentivo à criação de políticas para a cultura e a arte produzidas pelos servidores — como foi a exposição “Da Casa” — continue, para que o pensamento crítico, a criatividade, a empatia e a integração entre diferentes áreas do conhecimento sejam constantes na UFOP.
“A universidade é um espaço plural, com diversas origens culturais e formas de expressão artística que devem ser reconhecidas e compartilhadas. Precisamos de mais políticas que incentivem e valorizem a produção artística e cultural de servidores e estudantes. A universidade, além de suas funções de ensino, pesquisa e extensão, deve assumir um papel ativo na promoção da cultura como parte fundamental da formação de sua comunidade.”

Agradecimento e Pedido do Sindicato
O Sindicato ASSUFOP agradece a todos que participaram da organização e que expuseram seus trabalhos. A entidade leva à atual gestão o pedido para que iniciativas como essa, de apoio à cultura que visam mostrar os talentos dos técnicos administrativos, sejam contínuas.
O sindicato entende o impacto positivo que a cultura, a criatividade e o pensamento crítico têm no dia a dia dos servidores da universidade e se coloca à disposição para sempre apoiar projetos como este.
