Os diretores e delegados do Sindicato ASSUFOP, Felipe Martins, Lourival Nunes e Thiago Caldeira, estavam em Brasília-DF e, além da participação na plenária nacional da FASUBRA, acompanharam a manifestação em prol dos serviços públicos e pela data-base dos trabalhadores públicos federais.
A última quinta-feira (13) ficou marcado como Dia Nacional de Luta pela Rede Federal e Serviços Públicos. Em Brasília-DF, sindicatos de servidores públicos de diversos lugares do país se concentraram em frente ao Ministério do Planejamento, às 14h, e com palavras de ordens, bandeiras e faixas exigiram o fim da EC 95, que congelou os gastos públicos por 20 anos no Brasil. Isto é, o país está proibido de crescer por duas décadas, desmontando a educação pública, gratuita e de qualidade, bem como a saúde e a segurança pública. Cerca de 4 mil pessoas se reuniram no Eixo Monumental.
Durante a concentração na portaria do Ministério do Planejamento, o ex-diretor da Fasubra Sindical, Rolando Malvásio, falou para a base do Sindicato ASSUFOP explicando a importância desse dia de mobilização sobre a mobilização nacional em defesa da Rede Federal e dos direitos. Assista:
Neste momento | Ex-diretor da Fasubra Sindical, Rolando Malvásio, dá detalhes sobre a mobilização nacional que ocorre agora em Brasília-DF em defesa da Rede Federal e dos direitos. Os diretores do ASSUFOP, Lourival Nunes, Felipe Martins e Thiago Caldeira, acompanham a manifestação.
Posted by Assufop on Thursday, September 13, 2018
Após a concentração, às 16h, os trabalhadores marcharam sob os 36 graus da capital federal até o Supremo Tribunal Federal, onde ocorria a posse do novo presidente da casa, o ministro Dias Toffoli. Na ocasião, os servidores denunciaram em bom tom os abusos da Justiça brasileira como, por exemplo, o aumento de 16,38% no salário da magistratura; a aprovação da reforma trabalhista pelo STF e a permissão da terceirização irrestrita. O vice-presidente do ASSUFOP, Felipe Martins, participou da manifestação e destacou reivindicações da categoria. Assista:
Dia Nacional de Luta | Vice-presidente do ASSUFOP, Felipe Martins, acompanha as manifestações em frente ao STF em Brasília-DF. Veja:
Posted by Assufop on Thursday, September 13, 2018
A chamada Caravana dos SPFs, fruto da organização conjunta dos servidores públicos federais, pressionou o STF para que vote a favor da revisão anual dos salários do funcionalismo, em outras palavras, a data-base para a categoria. Caso a pauta seja aprovada pela casa, o governo será obrigado a negociar anualmente o reajuste salarial aos servidores públicos federais.
Ex-coordenador geral da FASUBRA, Gilbran , participou das negociações entre as categorias do serviço público e os membros do Ministério do Planejamento e contou aos manifestantes os detalhes da reunião. Segundo Gilbran Jordão, o governo enfatizou “Se suas demandas tem impacto financeiro, nós (Ministério do Planejamento) não vamos discutir nada”. Veja mais:
Posted by Sinasefe IFMG on Thursday, September 13, 2018
Galeria de fotos: