Comissão Eleitoral deu posse aos novos diretores e conselheiros fiscais nesta segunda-feira (16), por meio da plataforma Google Meet. Posse foi transmitida no YouTube.
Na noite desta segunda-feira (16), a Chapa 1 “Renovar para avançar”, composta por 14 técnico-administrativos da UFOP, tomou posse para conduzir o Sindicato ASSUFOP durante o Biênio 2021-23. Também foi empossado o Conselho Fiscal da entidade. A cerimônia de posse foi coordenada pelo vice-presidente da Comissão Eleitoral, Jeferson Patrocínio.
Em razão das medidas sanitárias de combate ao coronavírus, a cerimônia de posse ocorreu virtualmente e foi transmitida no YouTube para a categoria técnica-administrativa da UFOP. A Chapa 1 “Renovar para Avançar” foi eleita com 176 votos contra 142 votos da Chapa 2 “Construção Coletiva”. A eleição ocorreu no dia 12/08, de maneira virtual pela plataforma “Minha UFOP”, e registrou o total de 322 votantes. Foram 48 votos a mais que a última eleição ocorrida de forma presencial em 2019.
Foram empossados os/as seguintes diretores/as: Gabriel Lima de Souza (presidente), Paula Stockler Barbosa (vice-presidenta), Vinicius de Souza (1º secretário), Maria Raquel Pedrosa Xavier (2ª secretária); Eduardo Evangelista Ferreira (1º Tesoureiro); Neymar Camões de Moura (2º tesoureiro); Thiago Caldeira da Silva (diretor sindical); Sicelo Alexandre de Oliveira Inácio (diretor sindical/suplente); Flávio Henrique Ferreira (diretor de Assistência); Élcio Rodrigues das Dores (diretor de Assistência/suplente); Anderson Medeiros da Rocha (diretor social, de Imprensa e Divulgação); Sílvia Nahas Ribeiro (diretora social, de Imprensa e Divulgação/suplente); Hugo Xavier Guarilha (diretor de Cultura e Esporte); Roberta Kelly Barbosa (diretora de Cultura e Esporte/suplente).
Os conselheiros fiscais Betânia dos Anjos do Carmo, Adilson Raimundo Ribeiro e José Henrique Rodrigues foram reeleitos e reconduzidos aos cargos.
Sérgio Neves, ex-presidente do ASSUFOP, fez o uso da palavra e agradeceu aos técnico-administrativos pela confiança depositada durante os seis anos consecutivos à frente do Sindicato ASSUFOP. Sérgio cumprimentou a Chapa eleita e disse que entrega para a nova Diretoria um Sindicato forte, combativo e valorizado na região dos Inconfidentes.
“Esse é um momento muito importante que mostra o peso e a força do nosso Sindicato. Quero cumprimentar a Chapa eleita, desejar a todos um bom trabalho, vivemos tempos difíceis, complicados, duros. O governo Bolsonaro quer acabar com os serviços públicos, quer acabar com as Universidades Públicas. É um governo contra a ciência, com uma visão medieval. Por isso a gente precisa de muita luta […] Aproveito a ocasião para agradecer aos membros da atual Diretoria, que colaboraram e atuaram nessa luta. Quero agradecer também aos funcionários do Sindicato ASSUFOP, Anacélia, Rômulo, César, Lúcia, Isaías e Edna. Tenho orgulho de dizer que participei da história deste Sindicato […]. Estamos deixando um Sindicato forte, organizado, financeiramente bem, de luta e presente nas lutas do município”.
Na sequência, o novo presidente empossado do ASSUFOP, Gabriel Lima de Souza, iniciou o seu discurso e agradeceu os trabalhos do ex-presidente, Sérgio Neves, dos membros da Comissão Eleitoral e dos novos diretores da entidade, membros da Chapa vitoriosa.
“Quero parabenizar o Sérgio. Assumir o Sindicato depois de você exige muita responsabilidade. Tenho muito orgulho hoje em poder te suceder. Eleições vêm, eleições vão, acho que ganhar e perder, de fato, não é o objetivo principal de uma eleição. O processo eleitoral é muito rico por si só. Quero parabenizar e deixar o meu muito obrigado a todos os meus colegas da Chapa. Eu queria parabenizar também uma pessoa especial que é a minha vice, a Paula. Que mulher fantástica. As mulheres podem ficar tranquilas que estão muito bem representadas dentro do nosso Sindicato. Acho que nós temos um grande trabalho pela frente. O momento hoje é muito difícil. Além da pandemia, nós temos a situação nacional. Um presidente que não deveria estar ali. Quero aproveitar também para agradecer aos membros da Comissão Eleitoral. É a primeira vez em que o ASSUFOP passa por um processo eleitoral a distância. Gostaria também de agradecer ao pessoal do NTI, que tem desenvolvido e aperfeiçoado esse sistema de votação”, afirmou Gabriel.
Gabriel destacou os desafios que a Diretoria enfrentará nos próximos dois anos e ressaltou que fortalecerá a luta dos trabalhadores na defesa dos serviços públicos e da Universidade Pública, gratuita e de qualidade.
“Não dá pra gente falar que está tudo bem, que está tudo legal quando há uma pandemia com mais de meio milhão de brasileiros mortos. Então, de fato, é um momento muito duro e nós estamos aí para dar cabo a esta luta. Nós teremos uma gestão muito difícil. A gente sabe da dificuldade que é ter uma pandemia, o mundo em crise, mais de meio milhão de mortes no Brasil e ter o Bolsonaro como presidente. A nossa gestão vai pegar as eleições presidenciais do ano que vem. Nós temos a função, o dever de contribuir muito no processo eleitoral do nosso país, defendendo a Universidade Pública, gratuita e de qualidade, defendendo o funcionalismo público”, sublinhou.
“A gente é empossado na Diretoria do ASSUFOP em meio a esse turbilhão de coisas que acontecem no Brasil e no mundo. Dadas todas essas dificuldades, daí que vem o nosso nome, a nossa ideia de ‘renovar e avançar’, pois toda essa nova lógica exige uma nova lógica de trabalho. A gente reconhece bastante o trabalho de todos esses que nos sucederam, se o ASSUFOP é o que é hoje é porque teve muita luta, sangue e suor. A gente reconhece isso e vai se dedicar agora, dias e noites, na luta, não só para os técnico-administrativos, mas para o povo brasileiro, que precisa de uma Universidade Pública, gratuita e de qualidade para que possamos formar novos médicos, professores, engenheiros e sermos felizes novamente”, concluiu.
Confira abaixo o vídeo da transmissão da posse da nova Diretoria e do Conselho Fiscal do Sindicato ASSUFOP:
É com muito orgulho que vejo a democracia se fortalecer com essa eleição do Sindicato, na qual Eu muitos colegas não conseguimos votarmos, devido problemas na plataforma eleitoral em que nunca tinha visto e ainda ninguém me explicou o motivo ou os motivos dessa falha. Mas que deseja e acreditar que os NOVOS dirigentes sejam de boa índole e com certeza irão conduzir nossos anceios e esperança em dias melhores. BOA DIREÇÃO E JUNTOS ESTAREMOS SEMPRE. PARABÉNS E OBRIGADO POR SE DISPOREM NA LUTA POR NÓS.