Membros do MTST aderem à luta Fora Saneouro em Ouro preto; ASSUFOP presta solidariedade


Militantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) se juntaram ao acampamento Fora Saneouro, que está instalado há mais de 60 dias na Praça Tiradentes, e somaram esforços na luta contra a privatização da água em Ouro Preto. O ASSUFOP cedeu aos membros do MTST o espaço da entidade nos dias 28 e 29/09 para que eles fizessem suas refeições.

O Comitê de Mobilização de Trabalhadores e Estudantes da Região dos Inconfidentes, que conta com a participação de sindicatos – como o ASSUFOP –, associações de bairros, lideranças comunitárias, partidos políticos e movimentos sociais, está apoiando o acampamento Fora Saneouro desde a sua criação.

O acampamento reivindica o fim da transferência da administração dos serviços de água e esgoto da cidade para a Saneouro, um consórcio de empresas privadas. Antes, a distribuição e gestão da água era feita pela autarquia Serviço Municipal de Água e Esgoto de Ouro Preto (Semae-OP).

Privatização da água:
Por meio de uma lei complementar, em dezembro de 2019, o prefeito à época, Júlio Pimenta (MDB), extinguiu o serviço da Semae e, a partir de janeiro de 2020, os sistemas de água e esgoto passaram a ser administrados e operados pela Saneouro. A empresa é alvo de uma CPI na Câmara Municipal de Ouro Preto que investiga o processo de licitação da transferência da gestão hídrica. Todos os serviços que estão sendo administrados pela empresa estão sendo investigados, inclusive a cobrança da água.

Confira as fotos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *