A Esplanada dos Ministérios foi cenário de uma expressiva manifestação democrática e trabalhista nesta quarta-feira (17). Servidores públicos federais de todo o Brasil se juntaram a estudantes e movimentos sociais para protestar contra a proposta de reajuste zero apresentada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) na Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP).
O Sindicato ASSUFOP marcou presença com uma Caravana composta por dois ônibus de dois andares, reunindo técnicos administrativos e docentes em greve, além de estudantes da UFOP. Eles partiram na tarde do dia 16/02 e retornaram após o ato, chegando em Minas Gerais na manhã de quinta-feira, 18/02. Com faixas, cartazes, camisetas e bandeiras, os participantes da UFOP integraram a marcha, fortalecendo as reivindicações.
A “Marcha a Brasília” é parte da Jornada de Lutas organizada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos (Fonasefe). No evento, que reuniu cerca de dez mil pessoas, as categorias da Educação se destacaram, com ANDES-SN, Fasubra Sindical e Sinasefe reforçando o movimento grevista da educação federal.
À tarde, uma nova mobilização aconteceu em frente ao Ministério da Educação (MEC), com a realização de uma aula pública focada no orçamento público. Mais uma vez, palavras de ordem ressoaram, sublinhando as demandas das diversas categorias. Veja abaixo a galeria de fotos bem como a fala do presidente do ASSUFOP sobre a mobilização: