O presidente do ASSUFOP, Gabriel Souza, e o assessor jurídico da entidade, Guido de Mattos, se reuniram no dia 26/10 com servidores técnico-administrativos lotados no NTI.
O encontro discutiu assuntos que são urgentes nos setores da UFOP, como teletrabalho; baixo número de TAE’s na UFOP; vagas ociosas; terceirização; flexibilização; congelamento salarial da categoria; acúmulo de atribuições entre outras coisas. Os servidores destacaram dificuldades enfrentadas pelo setor diante do grande número de TAE’s que estão deixando a UFOP para atuarem em empresas privadas de tecnologia. Essa falta de mão de obra impacta profundamente no cotidiano dos trabalhadores do NTI, que se deparam com a falta de planejamento, falta de processos bem definidos e documentados nos setores que solicitam os sistemas, altas demandas para atender um público amplo entre outros. Os servidores sugeriram à Diretoria que a mesma proponha à FASUBRA a criação de um Grupo de Trabalho para buscar alternativas de combate à evasão dos profissionais de TI nas Instituições Federais de Ensino.
A reunião faz parte da ação “ASSUFOP Presente”, uma iniciativa da diretoria do Sindicato que está percorrendo os setores da Universidade levantando as demandas dos trabalhadores e promovendo a interlocução entre a entidade e seus associados. Já ocorreram encontros com TAEs da PROPPI, da Prefeitura do Campus, do ICSA, do ICHS, do ICEA, da ACI/DCI, da Escola de Minas, da EDTM e da ENUT.