
Ontem, (03/12), o Sindicato ASSUFOP reuniu-se com a Reitoria da UFOP para debater a situação da segurança predial nos campi da UFOP. Após relatórios feitos pela Brigada de Incêndio, chegou-se à conclusão de que a maioria da estrutura de combate a incêndio da universidade estava obsoleta, com falhas de funcionamento ou era inexistente.
O Sindicato estava sendo representado pelos Diretores Eduardo Evangelista e Anderson Medeiros, enquanto por parte da UFOP estavam presentes o reitor Luciano Campos, a vice-reitora Roberta Froes além do prefeitor universitário Cláudio Lana. Durante a reunião, o sindicato propôs a estruturação de um Plano Global de Segurança para os prédios da UFOP. Na proposta, o sindicato buscou contemplar:
- A prevenção de incêndios adequada às normas do Corpo de Bombeiros;
- A manutenção de elevadores e plataformas em conformidade com a ABNT NBR 16.083:2017, com laudos técnicos e auditorias regulares;
- Fiscalização da segurança estrutural, assegurando estabilidade adequada das edificações;
- Revisões periódicas das instalações elétricas, buscando reduzir riscos de incêndios e curtos-circuitos;
- Adequações estruturais visando à acessibilidade e à maior facilidade de evacuações;
- E, por fim, todos os procedimentos necessários para se obter o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
A Reitoria reconheceu a necessidade de urgência na manutenção dos prédios e na melhoria dos dispositivos de segurança contra incêndios, e informou ao ASSUFOP que vai tratar a pauta como prioridade no momento.
As reuniões entre o sindicato e a Reitoria devem continuar para buscar as maneiras mais eficientes para realizar as adequações necessárias. Fique ligado nas redes do Sindicato para ter mais informações sobre o assunto!
