
Hoje, 11 de dezembro, a base do sindicato ASSUFOP aprovou o indicativo de greve para o dia 19 de janeiro de 2026.
A data foi escolhida com base no retorno do calendário acadêmico da UFOP e será exatamente após a proposta de plenária da FASUBRA Sindical. O indicativo foi aprovado com 115 votos a favor, 10 contrários e 8 abstenções.
O indicativo foi aprovado devido a prosta de texto do RSC (Reconhecimento de Saberes e Competências) enviado ao Congresso, por meio do PL nº 6.170/2025. O texto desfigurou completamente a proposta original do RSC, apresentada pelas entidades sindicais.
No texto apresentado pelo MGI, foram criadas travas e mecanismos para cercear o acesso ao RSC, dentre eles:
- Apenas 70% dos servidores TAE da instituição poderão receber o RSC.
- Servidores em estágio probatório, aposentados e pensionistas estão vetados.
- É possível que o pedido de RSC seja indeferido mesmo com todos os requisitos legais atendidos.
- Intertício de 3 anos desde o último incentivo à qualificação do servidor.
A FASUBRA Sindical e o SINASEFE já foram contatados pelo MGI para uma reunião no próximo dia 16 de dezembro, terça-feira, às 10h. Espera-se que a reunião seja um espaço para a negociação das restrições previstas no texto.
Além dessa reunião, a FASUBRA também tem uma plenária marcada para os dias 19 e 20 deste mês com o intuito de debater as ações que serão tomadas para barrar essa proposta de RSC que tanto prejudica os TAEs.
O sindicato ASSUFOP se mantém firme na luta pelo total cumprimento do acordo de greve. Mantenha-se ligado nas nossas redes para ficar por dentro dos desdobramentos em torno do RSC!

Pra cima deles