Brasília: dia do servidor público é marcado por atos contra a Reforma Administrativa

Mobilização dos servidores na Esplanada dos Ministérios (Foto: FASUBRA)

No Dia Nacional em Defesa do Serviço Público (28), servidores públicos de diversas categorias do funcionalismo fizeram  em Brasília-DF um ato contra a Reforma Administrativa (PEC 32/2020).  Os servidores se posicionaram no gramado em frente ao Congresso Nacional e formaram uma frase em que se lê “Não À PEC 32!”. O ato também fez a defesa do serviço público, gratuito e de qualidade, contra as privatizações. A mobilização fez parte da 6ª semana de luta dos trabalhadores contra a PEC 32.

A concentração iniciou às 9h, no Espaço do Servidor, no Bloco C do Ministério da Economia. Em seguida saíram em caminhada até o gramado em frente ao Congresso e de lá seguiram para o Bloco P do Ministério da Economia com palavras de ordem contra a PEC 32, contra Paulo Guedes, Bolsonaro e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). A FASUBRA Sindical e entidades de base participaram da manifestação na Esplanada dos Ministérios, em conjunto com as demais entidades do serviço público, centrais e setores dos movimentos sociais.

Imagem aérea da mobilização (Foto: SINASEFE/Reprodução)

Na quarta-feira (27), os parlamentares da oposição ao governo Bolsonaro participaram da manifestação dos servidores em frente ao Anexo II da Câmara dos deputados. Discursaram a Deputada Talíria Petrone (PSOL), Deputada Joênia Wapichana (REDE), Deputado Paulo Pimenta (PT), Deputada Gleisi Hoffmann (PT), Deputada Alice Portugal (PCdoB), Deputa Paulo Teixeira (PT) e Deputado Ivan Valente (PSOL). Eles denunciaram a compra de votos a favor da Reforma pelo presidente do Congresso, Dep. Arthur Lira, por meio da distribuição de emendas parlamentares. Além disso, os parlamentares da oposição aplaudiram a luta dos servidores ocuparam a capital federal desde setembro.

Deputada Alice Portugal (PCdoB) durante ato contra a PEC 32 (Foto SINASEFE/Reprodução)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *