Cineluta: documentário “A 13ª Emenda” conecta a escravidão com a brutalidade do racismo nos EUA

O documentário “A 13ª Emenda”, lançado em 2016, retrata a opressão brutal contra os negros nos Estados Unidos através de entrevistas, imagens de arquivo e reportagens. A narrativa atravessa diferentes períodos históricos do país e escancara similaridades da violência racial entre a “América” escravagista e a “América” de hoje.

Com imagens impactantes e cenas reais, o filme documentário traz falas de juristas, políticos, artistas, ativistas, militantes negros e também de vítimas da segregação racial norte-americana que dão o tom de denúncia ao genocídio contra os negros. Os enunciados são amparados por dados científicos, relatos de tortura e informações de censos sociais dos EUA.

O longa desenha a espinha dorsal da construção histórica do preconceito racial no país, trazendo o presídio como pano de fundo de uma população empurrada para a marginalização, destituída de seus direitos básicos e aprisionada pelo encarceramento em massa. Tudo isso com o chancelamento das Instituições norte-americanas. A produção ilustra bem como os negros saíram do processo desumano da escravidão e foram realocados para o trabalho precarizado, rebaixado e mal remunerado.

O nome da produção faz alusão à 13ª Emenda da Constituição dos Estados Unidos, que aboliu, oficialmente, a escravatura no território dos EUA e determina que ninguém pode ser submetido à escravidão ou ao trabalho forçado, salvo como punição de um crime.

A obra reforça que, mesmo após 151 anos da promulgação da Emenda, a tensão racial continua emergente no território estadunidense, com atualização das formas de opressão, com novos grupos da supremacia branca, com a brutal violência policial, com um certo aval do Estado, e, muitas vezes, com a negligência da Justiça.

O documentário está disponível na Netflix. Confira o trailer abaixo.

Ficha técnica:

Título  The 13th (Original)
Ano de produção 2016
Dirigido por Ava DuVernay
Estreia
7 de Outubro de 2016 ( Mundial )
Outras datas 
Duração 100 minutos
Classificação 16 – Não recomendado para menores de 16 anos
Gênero
Países de Origem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *