Com apoio do Sindicato ASSUFOP, evento reuniu servidores da UFOP para falar sobre conflitos no ambiente laboral
O Comitê de Mediação e Humanização das Relações Sociais da UFOP (COMHUR) – com apoio do Sindicato ASSUFOP – promoveu nesta na tarde desta terça-feira (3), no auditório do CEAD, a mesa-redonda “Relações Interpessoais no Trabalho: saúde do trabalhador, mediação e conciliação de conflitos”. O evento contou com a participação do prof. Frederico Nunes de Matos (DEDIR/UFOP), da psicóloga Walquíria Louvera (Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto) e com mediação de Lidiane Silva Maria (COMHUR).
A TAE e membro do COMHUR Lidiane Maria iniciou os trabalhos da mesa apresentando os palestrantes, detalhando o funcionamento do COMHUR e sublinhando as tensões que existem no trabalho, as formas horizontais de lidar com os conflitos e a importância de discutir tal assunto na Universidade.
Em seguida, o presidente do ASSUFOP, Sérgio Neves, abordou as diferentes formas de opressão que existem no trabalho, bem como o histórico de adoecimento de técnico-administrativos vítimas de assédio moral na UFOP. Sérgio também frisou o papel do Sindicato no combate às opressões e argumentou o aumento da violência contra trabalhadores na atual conjuntura. Violência essa incentivada por um Executivo autoritário, inimigo da diferença, o qual apoia e legitima posturas rígidas, duras, machistas, racistas, misóginas e opressivas não apenas nas instituições, mas nas relações sociais como um todo.
De forma mais ampla, Walquíria enfatizou o universo das relações interpessoais no dia-a-dia do trabalho, ressaltando o papel do ambiente laboral em nossas vidas, isto é, um lugar de constante interação com o outro e que, portanto, demanda uma série de cuidados e reflexões sobre o comportamento. A psicóloga destacou os tipos de conflito que se dão no convívio com os colegas de trabalho, sem negligenciar a necessidade de cada trabalhador olhar para si para exercer o autoconhecimento. Dessa forma, através de uma postura autocrítica, saber quem somos, qual imagem passamos para os outros, o que queremos e o que fazemos facilita a resolução de conflitos num espaço que há hierarquias, subordinações, competições, tarefas, obrigações e metas.
Direcionando as relações de trabalho para o serviço público, o prof. Frederico de Matos traçou um panorama histórico da função do Estado para dizer que tipo de ambiente laboral o servidor está inserido. Frederico tratou com minudência como se dá o processo de medição de conflitos, fez pontuais diferenças entre mediar e conciliar, abordou conceitos éticos em ambas ações e trouxe exemplos sobre como entender, sob a ótica do direito e da alteridades, as ambivalências da convivência no trabalho.
Criado em 2009, o Comitê de Mediação e Humanização nas Relações de Trabalho (COMHUR) existe para mediar situações conflituosas e promover ações a fim de coibir e prevenir abusos de autoridade e desrespeito aos direitos individuais nas relações de trabalho na UFOP. O Comitê voltou às atividades em 2019 após quase quatro anos de inatividade. O Sindicato ASSUFOP está representado no Comitê pela associada Betânia dos Anjos, também responsável pela organização da mesa-redonda.