Em assembleia geral dos trabalhadores técnico-administrativos da UFOP realizada na manhã desta quinta-feira (07/06) na sede do ASSUFOP, a grande maioria dos presentes aprovou a paralisação de 24 horas na mesma data em adesão ao Dia Nacional de Paralisação e Luta, indicado pela FASUBRA
O Dia Nacional de Lutas foi convocado pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Federais – FONASEFE – e tem como objetivo fortalecer a mobilização contra o desmonte dos serviços públicos e impulsionar as reivindicações da Campanha Salarial 2018 dos Servidores Públicos Federais (SPF).
Entre outros pontos discutidos na assembleia está a aprovação de três sindicalizados(as) que participarão da Plenária Nacional da FASUBRA, que ocorrerá nos dias 15 e 16 deste mês, em Brasília. São eles Sérgio Neves; Lourival Nunes e Adilson Ribeiro. Estes representarão a entidade como delegados. Maurílio Marcos, Eduardo Ferreira e Vicente de Paula foram eleitos como suplentes.
O que será o 7 de junho?
Para este Dia Nacional de Mobilização, Fonasefe e Fonacate indicaram a realização de assembleias e paralisações nos estados em defesa dos serviços públicos (com foco na revogação da EC 95/2016) e pelo atendimento da nossa pauta de reivindicações. Além da pauta da Campanha Salarial 2018 dos Servidores Públicos Federais (SPF), existe a indicação para que as entidades componentes do Fonasefe e do Fonacate incorporem as seguintes lutas:
1. Redução e congelamento dos preços dos combustíveis e do gás de cozinha;
2. Defesa da Petrobras 100% estatal e com controle dos trabalhadores;
3. Contra a privatização da Eletrobras e a entrega da Embraer.
Também faz parte da pauta da paralisação a abertura das negociações salariais da categoria.