Na tarde desta quarta-feira (04/12), a Diretoria do Sindicato ASSUFOP participou de um debate organizado pela Coordenação do Coletivo Anticapitalista da UFOP, um programa de extensão do curso de Serviço Social. O evento faz parte da Calourada Anticapitalista e ocorreu no auditório do ICSA, em Mariana, às 13h30 e reuniu TAEs, estudantes e professores para discutir a proposta de redução da jornada de trabalho e o impacto do fim da escala 6×1.
Muito comum em serviços ligados ao comércio, segurança, saúde e logística, essa escala é apontada como um fator de desgaste físico e mental, prejudicando a qualidade de vida dos trabalhadores. O debate girou em torno da importância de avançar para jornadas mais humanizadas, promovendo o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
A discussão sobre o fim da escala 6×1 ganhou força nos últimos meses após a Deputada Federal Erika Hilton apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa reduzir a jornada de trabalho legal no Brasil para 36 horas semanais. A proposta rapidamente ganhou notoriedade nas redes sociais. Um abaixo-assinado em apoio à PEC já conta com mais de dois milhões de assinaturas, refletindo a crescente conscientização sobre a necessidade de promover condições de trabalho mais humanas e equilibradas.