É falso que o Brasil tem excesso de servidores públicos e que o governo não investe em Saúde e Educação devido ao gasto com funcionalismo. Trata-se de uma campanha difamatória do governo Bolsonaro e parte do Congresso para colocar a população contra os servidores.
O que se pretende, na verdade, é sucatear os serviços que atendem diretamente a população para privatizar, precarizar e obter lucro sobre as atividades que são um direito do povo brasileiro, como Educação, Saúde, Previdência e assistência social.
Entenda:
- De 2012 a 2020, a população brasileira aumentou em 6,5% e a quantidade de servidores públicos se manteve estável (IBGE).
- Brasil tem 12% de servidores públicos em comparação com população empregada. Próximo da média da America Latina e muito abaixo da média dos países desenvolvidos, 22% (OCDE).
- O país gastou com funcionalismo 42% da Receita Corrente Líquida, abaixo do teto de 50% estipulado pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Não há descontrole fiscal (Fonte: Dieese).
- As despesas totais com o funcionalismo em 2017 foram de 4,6% do PIB, contra 5,4% no ano de 1999. O que mostra a estagnação nesse investimento (Dieese) .
- A cada 100 servidores públicos no Brasil, 22 são professores e 2 trabalham em outras áreas da Educação, 16 são administradores, 11 são médicos, enfermeiros ou outras profissões da Saúde, 5 fazem limpeza e 4 prestam serviços de segurança. A grande maioria ganha até 3 salários mínimos. (Banco Mundial e Atlas do Estado Brasileiro).
- A categoria de servidores públicos da União está sucateada, com salários congelados há mais de três anos, sem investimentos em estrutura e com centenas de cargos vagos. Nos níveis estaduais e municipais, a privatização e a retirada de direitos trabalhistas ocorrem sem parar, em grande velocidade.
- Eles querem precarizar o pouco serviço público que temos no Brasil, com a Reforma Administrativa, uma “solução econômica milagrosa”, enquanto 40% do orçamento da União é gasto em juros da Dívida Pública.
Conteúdo produzido a partir do estudo feito pelo ASSUFRGS. Veja a matéria completa em: https://www.assufrgs.org.br/2020/08/14/e-mentira-que-o-brasil-tem-excesso-de-servidores-publicos-veja-os-numeros/
FONTE DAS INFORMAÇÕES:
– https://piaui.folha.uol.com.br/quem-ganha-mais-no-servico-publico/
–https://noticias.r7.com/brasil/numero-de-funcionarios-publicos-no-pais-chega-a-31-milhoes-em-2018
– https://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/
– https://www.condsef.org.br/noticias/numero-servidores-brasil-esta-abaixo-media-ocde