Nota de repúdio à resolução do Conselho Departamental do ICHS

A diretoria do Sindicato ASSUFOP manifesta seu completo repúdio ao conteúdo da Resolução do Conselho Departamental do ICHS nº.1.022, de 31 de agosto de 2022, que solicita a suspensão dos trabalhos da Comissão instituída para regulamentação do o Programa de Gestão para a carreira dos servidores técnico-administrativos em Educação da UFOP.

O texto do ICHS utiliza falso academicismo com citações esdrúxulas que resultaram em pérolas como esta: “Ao empreender uma análise sobre a iniciativa contratual em países como Austrália e Nova Zelândia, Trosa (2010) argumenta que a grande ausente dos processos de contratualização tem sido a avaliação de políticas públicas”.

Esse artifício retórico não conseguiu esconder a real manifestação dos docentes do Conselho Departamental: preconceito, sentimento de superioridade, falta de compromisso com a Universidade e desrespeito à organização dos trabalhadores Taes.

A arrogante solicitação de nulidade da Comissão ignora todo o trabalho e debate já produzido pela Reitoria em conjunto com a categoria e sindicato, atitude típica de uma visão egocêntrica e descolada da nova realidade do mundo do trabalho.

Curioso que o Conselho Departamental do ICHS não se manifestou preocupado com os cortes orçamentários dos últimos anos nas Universidades Federais ou pela ausência de reposição dos cargos vagos de Taes na UFOP.

Uma pena que os docentes do Conselho Departamental do ICHS se prestaram a este papel autoritário, dignos de donos da verdade absoluta produzida “por mim mesmo”.

A diretoria do ASSUFOP reafirma seu compromisso com a base pela regulamentação do Programa de Gestão e, consequentemente, o teletrabalho. Não nos intimidaremos por pedidos descabidos e recheados de uma empoeirada ideia de Universidade.

Estamos vigilantes e atentos!