O Sindicato ASSUFOP repudia veementemente os atos golpistas, terroristas e, por consequência, antidemocráticos ocorridos neste domingo (08), em Brasília-DF. Criminosos, influenciados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, pedindo intervenção militar, invadiram os prédios dos três poderes, destruíram e saquearam as instalações públicas que representam a democracia brasileira.
Circulam imagens que mostram a cumplicidade das Forças de Segurança do Distrito Federal, que não apenas permitiram a invasão dos golpistas, mas também escoltaram a marcha dos terroristas pela Esplanada dos Ministérios. Desse modo, o Sindicato ASSUFOP repudia o comportamento irresponsável do governador Ibaneis Rocha, e também do secretário de segurança pública do DF e ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro, Anderson Torres, pela absoluta omissão frente aos lamentáveis acontecimentos deste domingo. Que sejam responsabilizados duramente por tamanha negligência.
O ASSUFOP apoia irrestritamente a ação do Presidente Lula que decretou intervenção federal na segurança do Distrito Federal, bem como a determinação do ministro Alexandre de Morais que afastou por 90 dias o governador do DF e mandou acabar com os acampamentos golpistas em todas as cidades brasileiras. É urgente que os responsáveis, apoiadores, executores e financiadores dos atos contra a democracia sejam investigados e punidos com o rigor da lei.
A democracia foi fortemente atacada neste domingo, e o episódio clama pela união da sociedade brasileira em prol das Instituições. O fascismo bolsonarista precisa ser, rapidamente, eliminado a fim de garantir o amplo funcionamento dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo e evitar que novas contestações eleitorais antidemocráticas ocorram futuramente.
O Sindicato ASSUFOP, que sempre esteve na luta em prol da democracia brasileira, se manterá firme e intransigente em sua defesa.
“Democracia sempre, Anistia jamais!”