O Sindicato ASSUFOP vem a público manifestar sua solidariedade à representante discente no Conselho Universitário , Graciele Rodrigues Borges de Almeida, alvo de ataques verbais durante sua fala na última reunião ordinária do Conselho, que ocorreu no dia 27 de fevereiro. A estudante manifestava as críticas dos discentes da UFOP em relação à cobrança de energia elétrica das moradias estudantis. Ao terminar sua fala, foi duramente repreendida pela presidente do Conselho, a reitora da UFOP, que, aos gritos, tentou intimidar a estudante.
A tentativa de silenciamento contra a discente causou grande constrangimento entre as pessoas que acompanhavam a reunião, fato que foi externado por outros conselheiros. A postura hostil e opressora adotada pela presidente do Conselho extrapolou os limites razoáveis da civilidade, quebrou o decoro exigido pelo cargo e feriu os princípios básicos da administração pública. O fato se torna ainda mais grave, pois a vítima é uma representante da categoria mais frágil dentro da Universidade.
O ambiente universitário, onde deve-se imperar o saber, a ciência, a civilidade, a decência, a divergência de opiniões, não pode ser conivente com ofensas, constrangimentos, coações, humilhações por parte de quem administra a Instituição.
De todo modo, o ASSUFOP parabeniza a discente pela coragem de expor os problemas vividos, por não se intimidar e por lutar por melhores condições de moradia aos estudantes, que são, de fato, o público alvo da Instituição.
Esse acontecimento dessa agressão é preciso ser melhor esclarecido. Se de fato foi duro como a nota está dizendo, sobre o discurso da Atual Reitora, Cláudia, é preciso tomarem uma decisão dis Três Seguimentos à Altura do Discurso Repreensivo. Fato já acontecido NESSA Mesma Instituição tempos atrás, QUANDO Essa Mesma Reitora, Claudia Marliere erá Profesdora. Onde nós dos três seguimentos nos unimos para derrotar os extremistas facista da direita na UFOP. Lamentável saber que aconteceu isso nesses novos TEMPOS. Será que estamos mesmo nos novos tempos. Presisam nos mostrar a íntegra desaaa fala da reitora. Ainda estou em dúvida se aconteceu nesses moldes colocados pelo nosso Geande defensor dos oprimidos, O Sindicato ASSUFOP . Favor, se possível, divulgar a fala da Presidente do Conselho pra melgor entendimento dos fatos. Abraços; RUBENS TAVARES