
O ASSUFOP vem, por meio desta nota, manifestar sua solidariedade ao SINDISFOP e ao seu presidente Leandro Andrade Cardoso, que foi agredido fisicamente durante uma assembleia da entidade. Repudiamos com veemência qualquer ato de violência, especialmente quando direcionado a uma liderança sindical comprometida com a defesa dos direitos da classe trabalhadora.
Esse tipo de agressão representa um ataque direto à democracia e ao debate político saudável — pilares fundamentais do movimento sindical e da convivência democrática. A violência nunca será o caminho para a resolução de conflitos ou divergências políticas. Ao contrário, ela enfraquece o diálogo, mina a organização coletiva e ameaça as conquistas históricas da classe trabalhadora.
Reafirmamos nosso compromisso com a construção de espaços de diálogo respeitosos e com a valorização de todas as lideranças sindicais que atuam com coragem e responsabilidade na luta por justiça social e por melhores condições de vida para os trabalhadores e trabalhadoras.