
Na ultima segunda-feira (12/05), o sindicato ASSUFOP esteve em reunião com a administração central da UFOP para debater diversas pautas de interesse dos Técnico-Administrativos. A reunião ocorreu após deliberação em assembleia do sindicato, na qual os associados sinalizaram a necessidade de uma conversa mais próxima com a Reitoria, especialmente para esclarecer dúvidas sobre a aceleração da carreira dos TAEs.
A reunião, que começou às 16h, foi iniciada com uma pergunta do presidente do sindicato, Gabriel Souza, ao reitor Luciano Campos sobre a posição da UFOP em relação à aceleração da carreira.
O reitor se posicionou favoravelmente à aceleração e propôs que a reunião fosse utilizada como cerimônia simbólica da assinatura da portaria que oficializará a medida. Ele também destacou que, embora o MGI ainda não tenha se posicionado de forma concreta sobre o tema, o cenário político entre os reitores das universidades federais é de ampla adesão à aceleração, tal como será feito na UFOP.
Ao final da reunião, o reitor assinou a portaria, que deve ser publicada no boletim administrativo desta sexta-feira. Foi informado ainda que, devido à necessidade de processamento de uma grande quantidade de dados, a aceleração só será implementada na folha de pagamento de junho, com pagamento efetivo no mês de julho. O pagamento retroativo não deve constar na folha de junho, mas sim nos meses subsequentes, pois, segundo a PROGEB, a base de cálculo terá que ser feita manualmente para cada TAE. Sendo assim, não haverá tempo hábil para implantá-lo já no próximo mês.
Também foram debatidos na reunião temas como a precarização da carreira TAE, a ausência de normativas claras para a capacitação dos servidores, entre outros assuntos, que, devido à extensão da reunião, serão retomados em novos encontros agendados para os próximos dias.