Sindicato ASSUFOP encerra as negociações com a UNIMED referentes ao reajuste dos valores do plano de saúde

Foto: Pedro Olavo (Arquivo ASSUFOP)

Hoje, 19 de novembro, o Sindicato ASSUFOP, juntamente com a ADUFOP e o SINASEFE IFMG, finalizaram as negociações com a UNIMED a respeito do reajuste do plano de Saúde.

Após semanas de negociações entre as entidades sindicais e a cooperativa, foi feito o acordo de que o reajuste será de 10%, com vigência a partir de dezembro deste ano. A tabela completa com todos os valores atualizados será publicada em breve na aba “Plano de Saúde” do site do Sindicato ASSUFOP.

Entenda o Reajuste

O reajuste é calculado com base na sinistralidade. O cálculo da sinistralidade é feito dividindo o valor total dos sinistros (despesas com atendimentos médicos) pelo valor total dos prêmios (mensalidades pagas pelos usuários) e multiplicando o resultado por 100%.

Ainda em setembro deste ano, o sindicato havia recebido os dados de sinistralidade do plano. Naquele momento, esperava-se que o reajuste seria em torno de 22%.

As negociações propriamente ditas se iniciaram no dia 10 de novembro, quando a UNIMED apresentou a proposta de reajuste de 15,86%. Na mesma reunião, as entidades sindicais propuseram um reajuste de 4,55%, valor referente ao IPCA, porém a cooperativa considerou a proposta muito baixa.

Nos dias subsequentes, os sindicatos se reuniram e organizaram uma nova contraproposta, que seria equivalente a 1,5x o valor do IPCA. Com isso, a UNIMED propôs o reajuste de 12%. Novamente, os sindicatos enviaram outra contraproposta, referente ao valor de 2x o IPCA. Depois de mais alguns dias de negociações, as partes chegaram ao consenso do valor de 10%.

Receba às notícias do Sindicato ASSUFOP por e-mail!

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Rolar para cima