Polícia Militar cumpre liminar da Justiça – requerida pela Prefeitura de Ouro Preto – de desocupar a Ocupação Chico Rei nesta terça-feira. O processo de reintegração das terras do Estado teve início às 5 horas com forte efetivo policial que, até o momento, ocorre sem resistência. As 26 famílias que moram na Ocupação estão sendo cadastradas pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura para receber o aluguel social, conforme expedido na sentença judicial.
A Justiça determinou que as casas construídas pela Ocupação não podem ser demolidas. Os pertences dos moradores estão sendo retirados por veículos da Prefeitura e serão levados para as casas provenientes do aluguel social, ou em imóveis de parentes dos moradores.
Cerca de 70 policiais estão neste momento na Ocupação acompanhando o trabalho dos oficiais de justiça. Ainda nesta terça-feira, às 17h, haverá uma reunião na Câmara de Ouro Preto para tratar das consequências da desocupação.
A Polícia Militar e membros da Justiça informaram que, conforme consta no processo judicial, não apenas os ocupantes serão removidos dos 107 alqueires de terra, mas também pessoas que se apoderaram do local há anos e lá construíram cercas e imóveis.
Lideranças da Ocupação Chico Rei afirmam que apesar da desocupação, a mobilização em prol de terras dignas para o povo irá continuar. Em breve mais informações
(Fotos: César Diab/ASSUFOP)