ASSUFOP comemora o 1º de Maio e o reajuste salarial com mais uma edição da Festa do Trabalhador!

Foto: Pedro Olavo (ASSUFOP)

No último dia 1º de maio, aconteceu na sede do Sindicato ASSUFOP mais uma edição da Festa do Trabalhador! O evento contou com o tradicional Bingo do Trabalhador, no qual o sindicato premiou os vencedores com uma TV Smart de 50 polegadas, um notebook e um vale-compras de R$ 2.000,00, além de quatro sorteios de R$ 250,00 entre os prêmios. Além do bingo, a festa terminou com chave de ouro com o show da banda A Cor do Samba.

Por que se comemora o dia do trabalhador em 1º de maio

A festa foi organizada em comemoração ao Dia do Trabalhador, uma data importantíssima para a luta sindical no mundo. Essa data é celebrada internacionalmente em homenagem a um grupo de trabalhadores que foram agredidos e presos durante uma manifestação em Chicago, no ano de 1886. Na ocasião, os trabalhadores estavam em greve, reivindicando a redução das jornadas diárias, que podiam durar até 14 horas. O episódio ficou conhecido como a “Tragédia de Haymarket”.

No Brasil, a data também foi utilizada por Getúlio Vargas para anunciar leis de proteção ao trabalho e, em especial, a criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Na mesma ocasião, o Dia do Trabalhador foi renomeado para “Dia do Trabalho” — fato que, futuramente, foi revertido. Segundo os sindicatos da época, chamar a data de “Dia do Trabalho” esvaziava a luta dos trabalhadores e distanciava a comemoração de sua origem ligada à luta sindical da classe trabalhadora.

Reajuste salarial e os ganhos da greve

Além de celebrar essa data tão importante, a festa também comemorou o reajuste salarial de 9%, a restrutaração da carreira e o aumento de step para 4%. Todas essas conquistas são frutos da luta da greve de 2024, mas não as unicas. Ainda é esperado a regulamentação da aceleração da carreira, além de um novo reajuste salarial previsto para 2026.

Mesmo com essas conquistas, o Sindicato ASSUFOP segue na luta. Apesar dos avanços, ainda é necessário lutar pelo reconhecimento de saberes e competências, pela jornada de 30 horas, entre outras reivindicações do acordo de greve. O sindicato continua firme para garantir que tudo o que consta no acordo de greve seja cumprido!

Veja as fotos da festa do trabalhador

1 1 voto
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Maria das Graças
Maria das Graças
2 meses atrás

Linda festa.Obrigada a todos envolvidos na organização.

Rolar para cima