Cineluta: Chão de Fábrica – a história do novo sindicalismo

O Cineluta dessa semana traz uma indicação de uma associada do ASSUFOP. Trata-se do documentário Chão de Fábrica – a história do novo sindicalismoque narra a história do movimento sindical brasileiro nos últimos 50 anos, com ênfase no período das greves dos metalúrgicos no ABC, e traça uma interpretação sobre a classe trabalhadora brasileira durante os governos FHC, Lula e Dilma.

O longa faz um recorte da história recente brasileira, tendo como ponto de partida a situação precária dos trabalhadores da indústria diante da ditadura militar durante os anos 70. Para isso, a produção traz imagens reais das mobilizações dos trabalhadores, dos sindicatos, trazendo depoimentos atuais de militantes que participaram da organização popular. O tom didático do documentário é dado pelas análises de sociólogos, historiadores e sindicalistas que completam a narrativa e explicam para o público leigo o papel do sindicato, da luta por direitos e o que significa a exploração da força de trabalho. A segunda metade da produção se debruça nas políticas econômicas e sociais do governo Lula e Dilma, as consequências do modelo neoliberalista para a classe trabalhadora.

Narrado pelo ator e cineasta José de Abreu, são destaques na produção aspectos como modos de produção, grandes greves, os anos de ouro, o velho sindicalismo, o neoliberalismo, a conciliação de classes do governo Lula, o enfraquecimento da mobilização dos trabalhadores e o golpe de 2016.

Por fim, o documentário de Renato Tapajós é uma produção importante por elucidar em 1h e 20min, sob o ponto de vista dos trabalhadores, a luta dos trabalhadores brasileiros nos últimos 50 anos sem negligenciar as contradições nos movimentos populares, suas conquistas, suas derrotas e seus impactos na construção do Brasil que temos hoje.

Confira a produção na íntegra abaixo:

Ficha técnica

Título Chão de Fábrica – A História do Novo Sindicalismo
Ano produção 2018
Dirigido por Renato Tapajós
Estreia
21 de setembro de 2018 ( Brasil )
Duração 90 minutos
Classificação Livre
Gênero
Países de Origem

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *