Frente UFOP articula mobilizações para o dia 15 de maio – greve nacional da educação; veja os detalhes.

Na manhã desta quinta-feira (9), representantes do Sindicato ASSUFOP, ADUFOP, DCE-que compõe a FRENTE UFOP se reuniram para articular as mobilizações para o dia 15 de maio, greve nacional da educação contra a reforma da previdência e os cortes do governo de, no mínimo, 30% nos orçamentos das Instituições Federais de Ensino.

Participaram da reunião o presidente e o vice-presidente do ASSUFOP, Sérgio Neves e Felipe Martins; o presidente da ADUFOP, André Mayer; a diretora da ADUFOP, Cristina Maia e a representante do DCE-UFOP, Marcela Nicolas. (Foto: Larissa Lana/ADUFOP)

Ficou definido uma Assembleia Geral Unificada que reunirá os três segmentos da Universidade – estudantes, professores e técnico-administrativos, no dia 29/05, às 17h, no CEDUFOP, campus Morro do Cruzeiro. Essa assembleia fortalecerá a união das categorias em prol da universidade pública, gratuita e de qualidade; contra o desmonte absoluto do caráter público da UFOP; definirá as próximas lutas em defesa da Instituição, contra a reforma da previdência; além de encontrar formas de informar a sociedade sobre a importância das instituições de ensino para a cidade de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade. Também será desenvolvida ações para a Greve Geral convocada pelas centras no dia 16/06.

Para a Greve Geral da Educação, a ADUFOP e o SINASEFE IFMG, que já tiveram suas assembleias, aprovaram a paralisação de 24 horas no dia 15 com a seguinte mobilização/passeata em Ouro Preto: chamada aos estudantes no RU às 12h; concentração na portaria da UFOP a partir das 13h com carro de som, faixas, banners, etc; caminhada para a portaria do IF às 14h reunindo com os servidores e alunos do IFMG; logo após caminhada até a Barra onde terá o ato com falas e panfletagem. O DCE UFOP e o Grêmio do IFMG participaram dessa mobilização.

Em Mariana, a mobilização se dará da seguinte forma: concentração no ICSA às 15 horas. Caminhada ao Terminal Turístico às 16 horas e depois segue para o ICHS onde passará o filme documentário sobre Igor Mendes, garoto assassinado pela Polícia Militar em Ouro Preto-MG numa abordagem policial.

A direção do ASSUFOP apresentará estas propostas de mobilização à base durante a assembleia geral que ocorrerá na próxima terça-feira, 14, cujo um dos pontos de pauta é a adesão à greve nacional da educação de 24h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *