Os impactos da reforma da previdência na sua vida | Na última sexta-feira, a Frente UFOP IFMG composta pelos Sindicatos ASSUFOP, SINASEFE IFMG e ADUFOP promoveu um debate sobre a reforma da previdência proposta pelo governo (PEC 6/2019) cujo teor desmonta as aposentadorias do trabalhador que precisará trabalhar mais para receber menos.
A mesa foi composta pelo servidor e ex-coordenador da FASUBRA, Rolando Malvásio, e também pela deputada estadual, Marília Campos. Os presentes puderam tirar dúvidas sobre os efeitos da nociva reforma da previdência de Paulo Guedes, cuja intenção, em linhas gerais, é entregar o direito à previdência do povo aos bancos. Estes irão lucrar com suas vendas de planos de previdência privada.
A elite rentista brasileira também sairá ganhando pois, com a capitalização da previdência pública, o patronato para de contribuir com o INSS. Os palestrantes aprofundaram também na discussão sobre a falácia do “rombo”das contas da previdência. Rolando sublinhou que, se tratando da previdência, todos os governos, a partir de Fernando Henrique Cardoso, “meteram a mão” no fundo do INSS.
A deputada Marília Campos reforçou que a Previdência está inserida na Seguridade Social, juntamente com a Assistência Social e a Saúde, conforme está escrito no Art. 194 de nossa Constituição Federal. Essa proteção social é tão importante que os constituintes cuidaram de estabelecer fontes de receitas diversas, pagas por toda a sociedade (Art. 195), ou seja:
– empresas contribuem sobre o lucro (CSLL) e pagam a parte patronal da contribuição sobre a folha de salários (INSS);
– trabalhadores contribuem sobre seus salários (INSS);
– e toda a sociedade contribui por meio da contribuição embutida em tudo o que adquire (Cofins).
Além dessas, há contribuições sobre venda de produção rural, importação de bens e serviços, receitas provenientes de concursos e prognósticos, PIS, Pasep, entre outras.
Confira na íntegra como foi o evento:
NESTE MOMENTO | A Reforma de Paulo Guedes com Rolando Malvásio e Marília Campos – 15h, no Auditório do ICEB na UFOP. Uma iniciativa da Frente UFOP IFMG composta pelos sindicatos ADUFOP, ASSUFOP e SINASEFE IFMG. Diga não à reforma da previdência
Posted by Adufop on Friday, April 26, 2019