“Servidores públicos ganham supersalários!”.
Esta é outra fake news que espalham muito por aí. Mas vamos à verdade: em comparação com trabalhadores de funções similares no setor privado, servidores ganham apenas 8% a mais, em média. Porém, é preciso lembrar que servidores são aprovados em concursos públicos e se especializam constantemente em suas funções.
Dentre servidores de todas as esferas, metade ganha menos de R$ 2.700,00 – fora os descontos. A maior parte atua em áreas sociais, principalmente na Saúde e na Educação.
Segundo o Banco Mundial, a maior parcela do funcionalismo público (servidores municipais) recebe 1% menos que o setor privado, em média. Destes, cerca de metade ganha até R$ 2.000, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Também é necessário separar os servidores de carreira (concursados) dos comissionados sem concurso (que ocupam cargos geralmente por indicações políticas).
É preciso ser justo: a imensa maioria das servidoras e dos servidores não tem supersalários e nem “penduricalhos”. Servidores públicos desempenham funções essenciais à população, e merecem reconhecimento e respeito porque o trabalho deles beneficia toda a sociedade.
Valorize o serviço público. É para todos!
Conteúdo desenvolvido pela campanha: É público, é para todos!
Disponível em: https://epublico.com.br/ja-mentiram-sobre-as-outras-reformas-estao-mentindo-sobre-a-reforma-administrativa-tambem/