Luta e Resistência: A trajetória dos presidentes(as) negros(as) do ASSUFOP que marcaram a história

O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, homenageia Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência contra a escravidão no Brasil e da luta pela liberdade do povo negro. A data é um momento de reflexão sobre a história e a contribuição das comunidades negras na formação do país, além de destacar a necessidade de combater o racismo ainda presente na sociedade.

Com o compromisso de valorizar essa importante pauta, o Governo Lula oficializou o Dia da Consciência Negra como feriado nacional em 2023, reconhecendo a relevância histórica da data para o fortalecimento da igualdade racial no Brasil.

Em celebração a esse marco, preparamos uma seleção especial destacando seis presidentes(as) negros(as) que desempenharam papéis fundamentais na história da entidade. Esses líderes foram protagonistas na luta pelos direitos dos TAEs, contribuindo de forma significativa para a valorização dos trabalhadores e para o enfrentamento de desigualdades no ambiente sindical e acadêmico.

Hilton Timóteo

Presidente da ASSUFOP de 1993 a 1995, Hilton Timóteo liderou a aquisição da sede do sindicato, com apoio do Sindicato dos Metalúrgicos, fortalecendo a estrutura sindical e marcando um grande avanço na organização dos trabalhadores.

Sérgio Geraldo Neves

Presidente da ASSUFOP de 1997 a 1999, 2001 a 2003 e 2015 a 2019. Atuante desde os primórdios do sindicato, Sérgio teve papel crucial na implementação das eleições para reitoria da UFOP e foi sob sua liderança que a ASSUFOP passou de uma associação para se tornar oficialmente um sindicato.

João Orlando Tobias

Presidente da ASSUFOP de 1999 a 2001, João Orlando Tobias esteve engajado na luta sindical desde cedo, participando da primeira greve do sindicato em 1985 e atuando contra o corte de ponto, fortalecendo os direitos dos TAEs.

Maria José Marcelino

Presidenta da ASSUFOP de 2003 a 2005, Maria José Marcelino fez história como a primeira mulher a liderar o sindicato, rompendo barreiras em um período marcado pela predominância masculina nas lideranças sindicais.

Luiza de Marillac

Presidenta da ASSUFOP de 2009 a 2015, Luiza de Marilac participou ativamente das lutas e defesa dos TAEs, ajudou a consolidar a Pesquisa Paritária para a eleição da reitoria da UFOP e foi peça central na criação do PPCCTAE. Além disso, foi em sua gestão que se iniciou a luta pelo plano de desenvolvimento e o programa de capacitação para os TAEs.

Gabriel Lima de Souza

Presidente da ASSUFOP desde 2021, Gabriel Souza assumiu o sindicato em tempos difíceis, liderando durante a pandemia e a greve de 2024. Sob sua gestão, foram conquistadas a reestruturação da carreira com uma nova tabela de progressão, o incentivo à qualificação direta para todos, implementação do teletrabalho e outros avanços importantes para os TAEs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *