O Sindicato ASSUFOP realizou uma assembleia geral nesta segunda-feira (13/11), no Auditório do DEGEO, no campus Morro do Cruzeiro, para escolher se mantém no contrato do Plano de Saúde com as demais entidades sindicais (ADUFOP e SINASEFE IFMG), aceitando a precificação por faixa etária; ou se criaria um novo contrato com a Unimed, excluindo as outras duas entidades, com o preço per capta reajustado em 32% (30% de coparticipação).
Tanto a ADUFOP quanto o SINASEFE IFMG deliberaram pela precificação do plano por tabela de faixa etária, rejeitando a proposta de reajuste no preço per capta. O ASSUFOP havia deliberado pela continuação do plano per capta, com o reajuste de 32% mais 30% de coparticipação. A divergência levou a Diretoria a convocar uma nova assembleia, levando em consideração a oportunidade oferecida pela Unimed de separar o ASSUFOP do contrato com as outras entidades. Isto é, criar um contrato exclusivo entre o Sindicato e a seguradora, alinhado com a decisão da base do ASSUFOP, excluindo ADUFOP e SINASEFE IFMG.
Após debates acalorados e exposição de dados pela Comissão de Negociação, a maioria dos participantes chegou à conclusão de que desvincular-se do convênio com a ADUFOP e o SINASEFE IFMG representaria uma ameaça à viabilidade a curto, médio e longo prazo do plano. Isso ocorreria devido à consequente diminuição do número de beneficiários e ao aumento da proporção de usuários com mais de 59 anos, resultando em um enfraquecimento substancial do poder de negociação do ASSUFOP. Esta situação, por sua vez, acarretaria em reajustes mais significativos, aumentando consideravelmente o risco de não renovação do contrato.
Diante desse entendimento, a proposta de continuar com o convênio com as demais entidades, adotando a precificação por faixa etária, foi aprovada pela Assembleia.
Assim, o ASSUFOP alinha-se às deliberações da ADUFOP e do SINASEFE, aprovando a proposta de reajuste com base na tabela por faixa etária, mantendo a coparticipação de 20%. Esta foi a quarta assembleia geral da entidade dedicada a discutir os rumos do Plano de Saúde Unimed. Agora, a Comissão de Negociação irá se reunir para dar continuidade à renovação do contrato conforme a proposta vencedora.
Veja abaixo a tabela de precificação por faixa etária:
Acho que essa proposta Penalisa muito os mais velhos e os aposentados com isso impossibilitado muitos conveniados de continuar no plano
A partir de quando será cobrado esse valor?
A partir do momento da assinatura do contrato. Assine de última hora em janeiro.
Não gostei do resultado. Penso que o fato de estarmos atrelados a mais trez seguimentos e consequentemente com usuários mais jovens, prejudicam as pessoas com idade acima de 59 anos que sofrerão um aumento muito maior.
Com o plano da coparticipação de 30% eu pagaria uma mensalidade de: R$ 437, 24
Pela tabela por faixa etária, pagarei R$ 629,78
Os velhos terão que pagar a conta como sempre