Combater a fome num país que chora suas 600 mil mortes pela pandemia. Essa também é uma luta do Sindicato ASSUFOP. No último sábado (16/10), a 7ª edição da campanha de solidariedade do ASSUFOP e da ADUFOP, Unidos pela Vida, arrecadou 50 cestas básicas e 45 kits com materiais de higiene. Os donativos foram entregues aos grupos assistenciais Auta de Souza, Conexão do Bem, Associação de Bairro do São Cristóvão, Ocupação Chico Rei, Centro Cultural Bairro Piedade – CCBP e projeto Crer-ser. Também foram assistidas as famílias que se cadastraram diretamente com os organizadores da Campanha.
Das 50 cestas arrecadadas, 45 foram doadas pelo Sindicato ASSUFOP. Os 45 kits de higiene foram doados pela ADUFOP. Os diretores do ASSUFOP Élcio das Dores, Flávio Henrique Ferreira e os sindicalizados Agnaldo Conceição, Betânia dos Anjos e Luciana Brandão estiveram na ponte da Barra, das 9h às 12h, recolhendo os produtos. Foram obedecidos todos os protocolos de segurança para o combate ao coronavírus.
O presidente do Sindicato ASSUFOP, Gabriel Lima, lembra como o aumento nos preços dos produtos pesa nas rendas das famílias, e sublinha o papel social da campanha. “O governo desastroso de Bolsonaro devolveu a fome ao Brasil, e os mais prejudicados com o aumento cruel dos preços são as famílias mais pobres. Isso porque os preços subiram dos produtos que mais afetam a renda do trabalhador: alimentos, gás e energia elétrica. Dessa forma, a Campanha Unidos pela Vida ocorre num momento importante para ajudar as famílias ouro-pretanas que não sabem o que vão comer amanhã. A situação é bastante séria e toda ação que visa combater a fome é muito bem-vinda”, afirmou.
Betânia dos Anjos reforça a necessidade da mobilização popular para mudar essa dura realidade enfrentada pelas famílias. “Tão importante quanto o sindicato manter as manifestações, precisamos nos mobilizar no sentido de promover ações que nos aproximem da comunidade de forma a contribuir com as questões sociais e emergenciais”, acrescenta.
A campanha recebeu a colaboração de diversas pessoas que distribuíram os donativos presencialmente, no ponto de recolha. Com as sete edições, a campanha já distribuiu 272 cestas básicas, dezenas de agasalhos e centenas de materiais de limpeza e higiene. A iniciativa surgiu a partir da necessidade de unir esforços e organizar uma ação de solidariedade diante do forte impacto econômico e social causado pela pandemia do coronavírus. A Campanha conta com o apoio da ADUFOP desde a 5ª edição.
Brasil no mapa da fome
Cerca de 41% da população brasileira, ou 84,9 milhões de pessoas, lidam com fome ou algum grau de insegurança alimentar. Os números são resultados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), divulgada pelo IBGE, e compreendem o período entre 2017 e 2018. Cabe reforçar que a Pesquisa retratou o período pré-pandemia. Dos 41%, 27% vivem com insegurança alimentar leve, isto é, quando há preocupação ou incerteza quanto ao acesso aos alimentos no dia seguinte, além de perda na qualidade dos alimentos a fim de não comprometer a quantidade de alimentação consumida. Um estudo da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), mais da metade (55%) dos brasileiros sofriam de algum tipo de insegurança alimentar em dezembro de 2020. Além disso, o total de favelas dobrou no Brasil em dez anos.
Confira as fotos da 7ª edição da campanha Unidos pela Vida