Atenção: aposentados e pensionistas devem fazer a prova de vida sob risco de suspensão salarial

Sob orientação da FASUBRA, informamos que os servidores aposentados e pensionistas da UFOP que ainda não realizaram a prova de vida devem efetuar o procedimento o mais rápido possível. A FASUBRA alerta que quem não realizar o recadastramento terá o salário suspenso da folha de pagamento de janeiro de 2022, por determinação do Governo Federal.

A obrigatoriedade da realização da prova de vida esteve suspensa até o mês de julho de 2021 em virtude do estado de pandemia provocado pela COVID-19. A partir do referido mês, a realização da comprovação de vida voltou a ser obrigatória. Ocorre que, em consulta ao sistema SIAPE, verificou-se que uma quantidade significativa de aposentados e pensionistas ainda não realizaram a prova de vida no prazo, apesar dos e-mails de notificação enviados via sistema SouGov.

O Fórum Nacional de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas das IFES (Forgepe) tentou prorrogar o prazo junto ao Governo Federal, porém não obteve sucesso. Na mesma perspectiva, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) solicitou revisão do prazo e aguarda posição da gestão federal.

A prova de vida é obrigatória e deve ser feita anualmente pelo servidor aposentado ou pensionista (não pode ser realizada por procurador).

Nesse sentido, os aposentados e pensionistas, que não conseguiram realizar a prova de vida, devem contactar a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFOP para obter mais informações:

Contatos da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP):

Secretaria:
E-mail: secretaria.progep@ufop.edu.br
Telefone: (31) 3559-1240

Aposentadoria: 
Telefone (31) 3559-1260
Email: progep@ufop.edu.br

Um comentário sobre “Atenção: aposentados e pensionistas devem fazer a prova de vida sob risco de suspensão salarial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *