“Ouro Preto sem comando”: Nota Pública do Comitê Central de Mobilização

O ano de 2022 não começou bem para a população de Ouro Preto. Além dos graves, mas já previsíveis, deslizamentos de encostas; a falta de abastecimento de água nos bairros periféricos e distritos mostrou que o município não possui administração comprometida com seu povo pobre e que governa para as elites.

Os riscos geológicos da sede e distritos não deveriam ser novidade para um prefeito que está em seu quarto mandato à frente da Prefeitura. Os desabamentos de 79 e 2012 não foram suficientes, Senhor Angelo Oswaldo?
A omissão é ainda mais grave já que o prefeito e seus secretários foram cobrados pelo Ministério Público em novembro de 2021 para que apresentasse documentação de medidas adotadas para a prevenção de desastres decorrentes de risco geológico. O prazo venceu e nada foi apresentado ou feito para evitar tragédias como a morte do cidadão conhecido como Lado Fuim.

Não bastasse o isolamento em consequência do fechamento de estradas, as inúmeras dificuldades de locomoção de grande parte dos cidadãos da cidade e, por último, o desabastecimento de água em diversos bairros e distritos escancarou o caos administrativo do Executivo. Cidadãos entregues à própria sorte, entre brigas por caminhões pipas, águas barrentas e vice-prefeita se escusando de sua responsabilidade numa rede social.
Basta! A rescisão não onerosa da concessão da SANEOURO se mostra imperativa!

Enquanto Angelo Oswaldo tenta “barrigar” sua promessa de campanha, ora jogando pra Câmara, ora pro Ministério Público, ora contratando escritório de advocacia pelo valor de R$ 140.000,00 para “analisar” o contrato, reforçamos que somente com o povo nas ruas será possível a retirada da empresa sul-coreana de Ouro Preto.

Ciente de sua responsabilidade, o Comitê Central de Mobilização de estudantes e trabalhadores vai convocar a população para que protagonize junto com os movimentos sociais esta batalha necessária. É FORA SANEOURO OU FORA ÂNGELO!

Ouro Preto, 20 de Janeiro de 2022

Assinam a nota:

Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica
Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais
Força Associativa de Moradores de Ouro Preto
União de Negros e Negras do Brasil – UNEGRO.
Partido do Socialismo e Liberdade – PSOL Ouro Preto
Diretório do Central dos Estudantes da UFOP – DCE UFOP
Levante Popular da Juventude
União da Juventude Socialista – UJS Ouro Preto
União Brasileira de Mulheres – UBM
Associação dos Docentes da UFOP – ADUFOP
Partido Comunista do Brasil – PCdoB Ouro Preto
Movimento de Mulheres Olga Benário
Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos da UFOP
Unidade Popular
União da Juventude Comunista
Frente em Defesa de Ouro Preto
Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos Municipais de Ouro Preto
Sindicato Metalúrgicos São Julião

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *