Informações sobre o Plano de Ampliação do Trabalho Presencial na UFOP

O Sindicato ASSUFOP por meio dos seus diretores Gabriel Souza, Anderson Medeiros, Paula Stockler, Eduardo Evangelista, Silvia Nahas, participou na manhã da última terça-feira (16) de uma reunião com representantes da Administração Superior da UFOP; ADUFOP; CIS; CPPD; DCE-UFOP, que debateu o plano de retorno presencial acadêmico e administrativo na Universidade.

A Administração Superior da UFOP encaminhou para entidades a minuta da Portaria que estabelece diretrizes para ampliação do trabalho presencial na  UFOP. Entre as questões dispostas na minuta, destacam-se a ampliação do trabalho na modalidade presencial em regime de revezamento no âmbito de cada unidade, aumentando progressivamente a porcentagem de servidores presentes simultaneamente em cada unidade, chegando a 100% no dia 15 de Março de 2022. A minuta também prevê que, enquanto perdurar a pandemia, docentes e técnico-administrativos que apresentarem alguma comorbidade, ou outros critérios instituídos pela Instrução Normativa 90, poderão manter suas atividades na modalidade de teletrabalho ou ensino remoto.

Durante a reunião, representantes do Sindicato ASSUFOP demonstraram grande preocupação diante do retorno das atividades presenciais, entendendo que é necessário que haja o Plano de Retorno, mas que a minuta da forma como foi apresentada não atende os técnico-administrativos da UFOP. O presidente da entidade, Gabriel Souza, destacou que o retorno 100% das atividades administrativas presenciais no início de Março, coloca os trabalhadores em contato físico logo após uma data festiva que aglutina pessoas de vários lugares do Brasil e do mundo, aumentando significativamente as probabilidades de contágio e a proliferação de novas cepas do coronavírus.

Diante dessa preocupação com a saúde dos servidores, a Diretoria do ASSUFOP fez uma proposta, reforçada pelo DCE e ADUFOP, de dilatar o planejamento de retorno das atividades em quinze dias, e consequentemente, o início das atividades acadêmicas presenciais, para o dia 15 de março, garantindo um tempo de, no mínimo, 15 dias para avaliação do quadro epidemiológico após o carnaval.

A Administração Central atendeu a demanda das entidades e se comprometeu em alargar os prazos para o retorno presencial, bem como convocar uma reunião do Conselho Universitário da UFOP (CUNI) para debater a Portaria. Essa reunião foi agendada para a próxima terça-feira (23), às 14h.

Outro ponto relevante na reunião foi a aprovação da proposta feita pelas presentes na reunião sobre a exigência do cartão de vacinação para trabalhadores e estudantes para o retorno gradual. A ADUFOP também ressaltou a importância de que conste na minuta, a necessária avaliação epidemiológica dos momentos em que foram planejadas as fases de retorno.A Diretoria do ASSUFOP está atenta a qualquer movimento de retorno precipitado na UFOP que coloque em risco a saúde da comunidade acadêmica. Na ocasião, os diretores sublinham a importância do diálogo amplo e horizontal na construção desta Portaria, para que a mesma atenda as demandas sanitárias de cada categoria, priorizando a segurança sanitária, o retorno seguro, e colocando a vida sempre em primeiro lugar. 

Um comentário sobre “Informações sobre o Plano de Ampliação do Trabalho Presencial na UFOP

  1. esta na hora do Sindicato verificar as consições de trabalho da vigilancia e portaria. Desde o começo da pandemia o pessoal destas areas ficaram abandonados pela adiministração e pelos chefes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *