Na última sexta-feira (27), a Comissão responsável pela negociação da renovação do contrato encaminhou uma contraproposta à Unimed Inconfidentes com duas opções:
- Reajuste no montante de 32% nos valores das mensalidades atuais, modalidade per capta, com coparticipação de 20% (a Unimed havia proposto o mesmo reajuste, porém com coparticipação de 30%) ou:
- Mudança da precificação do contrato coletivo, com a adoção da cobrança por faixa etária, com coparticipação de 20%, nos seguintes valores:
Cabe ressaltar que a última Assembleia Geral do ASSUFOP autorizou a Comissão a negociar a tabela por faixa etária apresentada pela Unimed. Também foi autorizado, caso não haja negociação nos valores da tabela, o reajuste de acordo com a proposta da Unimed (aplicação do reajuste mínimo de 32%, com alteração da coparticipação para 30%, limitada a R$ 300,00 por procedimento).
Unimed recusa reajuste de 32% e coparticipação de 20%.
Após reunião presencial entre a Comissão e a Unimed ocorrida na manhã desta segunda-feira (30), a seguradora encaminhou na manhã desta terça-feira (31) uma resposta recusando o reajuste no montante de 32% nos valores das mensalidades atuais, com coparticipação de 20%; e aceitando a mudança da precificação do contrato coletivo, com a adoção da cobrança por faixa etária, com coparticipação de 20% (conforme tabela acima).
Dessa forma o ASSUFOP convocará uma Assembleia Geral para a próxima segunda-feira, às 14h, no auditório do DEGEO para deliberar qual das duas opções é mais viável para a base:
1) Reajuste no montante de 32% nos valores das mensalidades atuais, com coparticipação de 30%
ou
2) Tabela por faixa etária, com coparticipação de 20%
Confira abaixo a última contraproposta encaminhada pela Comissão à Unimed, bem como a resposta da seguradora:
Penso que o plano por faixa etária poderá prejudicar, mais, todos com idades inferiores a 59 anos.
Isso porque a majoração para eles será anualmente e de forma duplicada.
Justificando: A majoração da mensalidade será automática por consequência da mudaça da faixa etária, + o aumento já aplicado no valor para a nova referente faixa atingida.
Há de se considerar, ainda, que havendo algum dispositivo legal que venha a proibir o aumento anual, a idade provocará automaticamente o aumento, consequente da faixa etária.
Finalizando, a primeira proposta é a melhor, principalmente para todos com idade até 59 anos. De bom grado, seria, também, a comissão batalhar e conseguir que o valor para até dois agregados seja o mesmo do titular.
São as minhas considerações.