Sindicatos e Unimed fecham reajuste de 8% no valor do plano; índice está abaixo da inflação.

Após exaustiva negociação, entidades conseguiram reduzir o aumento de 49% para 8%. Novo valor terá início a partir de janeiro de 2022, sem cobrança retroativa, após assembleia aprovar o pagamento dos vencimentos pelo Fundo de Reserva do Plano de Saúde. 

Representantes do ASSUFOP, do SINASEFE IFMG e da ADUFOP negociaram com Unimed Inconfidentes, nos meses de outubro e novembro, a proposta de reajuste de 49% (IGP-M + sinistralidade) no plano de saúde sugerida pela seguradora no dia 19 de outubro.

As entidades rechaçaram de imediato a proposta inicial da seguradora, que fez uma segunda proposta de reajuste de 24%. Novamente, as direções do sindicato recusaram o percentual proposto alegando que este aumento inviabilizaria a continuidade do plano, pois os servidores acumulam perdas salariais ao longo dos últimos sete anos, seguem com seus salários congelados, recebem um ressarcimento de auxílio à saúde não-reajustado e desatualizado, sem qualquer perspectiva de aumento real e reposição. Também sublinharam o período de retração econômica vivida no país, agravada pela pandemia da COVID-19.

A Unimed justifica a necessidade do reajuste uma vez que o índice de sinistralidade ultrapassou o limite de 75%. Dessa forma, as entidades apresentaram uma proposta de 5% como um máximo aceitável como menor impacto financeiro aos associados. A partir disso, ocorreram outras reuniões entre as partes e a Unimed apresentou uma nova proposta de 15%, que também foi rechaçada pelas entidades. Em seguida, a seguradora propôs o reajuste de 10,67% que equivale ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) dos últimos 12 meses. As diretorias das entidades seguiram firmes na recusa do índice e apresentaram uma contraproposta de 7%. A operadora apresentou o percentual de 8,5% e, depois de outras reuniões entre as partes, foi firmado o reajuste de 8% no valor do plano Unimed.

Assim, o aumento nos valores do plano vigorará a partir de janeiro de 2022. Os novos valores do plano serão R$300,69 (enfermaria), e R$ 416,25 (apartamento).

A assembleia geral do ASSUFOP desta quinta-feira (9) aprovou o índice negociado de 8% e deliberou a favor do pagamento retroativo do reajuste referente aos meses de novembro e dezembro pelo Fundo de Reserva do Plano de Saúde.  A diretoria do ASSUFOP reforça que, juntamente às diretorias das demais entidades, não pouparam esforços para conter o reajuste no plano de saúde que afeta diretamente o orçamento das famílias dos associados e associadas.

Para entender como funciona o reajuste do Plano de Saúde assista esse vídeo explicativo elaborado pela entidade:

 

 

Um comentário sobre “Sindicatos e Unimed fecham reajuste de 8% no valor do plano; índice está abaixo da inflação.

  1. QUERO DEIXAR AQUI OS MEUS PARABÉNS PELA NEGOCIAÇÕES E POR EXIBIREM ESSTE GRANDE FILME DE LUTAS DOS TRABALHADORES, NO QUAL ME ESPELHEI PARA REALIZAÇÃO DE ETAPAS NA TRICHEIRA VITORIOSA DE NOSSA BATALHA FRENTE AO NEOLIBERALISMO E CONTRA AS PRIVATIZAÇOES DOS SERVIÇOS PÚBLICOS, INCLUSIVES UNIVERSIDADES, E NAS DEFESAS DE VIDA DE MORTE PELOS DIREITOS IGUAIS SEM DISTIÇÃO DE COR OU CRENÇAS E POR MAIS DIGNIDADE E RESPEITO AOS SERVIDORES DA UFOP, FEDERAIS E MUNICIPAIS DESSE MUNDÃO CHAMADO BRASIL. POR UM MUNDO SEM FRONTEIRAS IDEOLÓGICA E DE MAIS AMOR AO PROXIMO. PARABÉNS COMPANHEIROS DO SINDICATO ASSUFOP!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *