Dando sequência aos trabalhos da série de reuniões com os TAE’s nos setores da UFOP, os diretores do ASSUFOP fizeram dois encontros nesta semana. O primeiro ocorreu no Patrimônio, na última terça-feira (8), e contou com a presença dos diretores Gabriel Souza, Anderson Medeiros, Du Evangelista, Élcio das Dores e o assessor jurídico da entidade, Guido de Mattos. Já na quarta-feira (9), foi a vez dos servidores lotados na Pró-reitoria de Orçamento e Finanças (PROF) receberem os diretores Gabriel, Eduardo Evangelista e o advogado Guido. Ambos os encontros ocorreram na parte da tarde.
Patrimônio
A reunião debateu pautas gerais e urgentes da UFOP, como teletrabalho; flexibilização; acúmulo de atribuições por parte dos TAE’s; necessidade de concurso para contratação de novos TAE’s, necessidade de reajuste salarial e terceirização das atividades. Foram abordados outros assuntos locais como desmonte dos direitos dos trabalhadores terceirizados; ausência de capacitação para os servidores; insatisfação com aumento do valor do R.U; aumento vertiginoso das demandas do setor para um baixo número de TAE’s, entre outros temas.
PROF
Na Pró-reitoria de Orçamento e Finanças também foram abordados assuntos que afetam toda a classe dos TAE’s da Universidade, como teletrabalho; flexibilização; progressão; sobrecarga de trabalho por parte dos TAE’s e a urgência da realização de concurso para contratação de novos TAE’s. Os trabalhadores da PROF citaram questões relacionadas à necessidade de cursos de capacitação e qualificação; valorização da saúde e segurança do trabalhador na UFOP com a realização de exames periódicos , acompanhamento e mapeamento do ambiente do trabalho. Os servidores sugeriram ao sindicato um convênio entre a entidade e instituições privadas de ensino para ofertar descontos aos TAE’s em cursos de mestrado e doutorado em administração pública. Também foi levantada a possibilidade da criação de uma creche no Sindicato, em parceria com a UFOP, para abrigar os filhos dos servidores.
A reunião faz parte da ação “ASSUFOP Presente”, uma iniciativa da diretoria do Sindicato que está percorrendo os setores da Universidade levantando as demandas dos trabalhadores e promovendo a interlocução entre a entidade e seus associados. Já ocorreram encontros com TAEs da PROPPI, da Prefeitura do Campus, do ICSA, do ICHS, do ICEA, da Escola de Minas, da EDTM/CEAD, do ICEB, da ENUT e NTI. Ao fim dos encontros, a diretoria levará as pautas debatidas para discussão e deliberação para uma assembleia geral com os trabalhadores que ainda será marcada.